Descubra você também para usar na sua campanha política, a estratégia que está liderando a revolução no marketing digital.
Como as eleições se aproximam, os políticos estão começando o processo de elaboração de campanhas de marketing para atrair os eleitores nos municípios por todo o país. Em 2014 choveram anúncios de rádio e televisão, outdoors, cartazes e banners. Métodos de publicidade do passado. Essas formas de marketing externo terão cada vez menos impacto sobre os cidadãos de hoje que rapidamente ficam mais digitais. Nesse próximo pleito a maioria dos políticos não poderá desembolsar milhões para campanhas publicitárias tradicionais, marketing de saída. Pois além de não ter financiamento privado para campanhas, mesmo que o candidato use seus recursos financeiros pessoais, ele poderá ser acusado de abuso de poder econômico. Os políticos que recorrerem ao marketing de entrada poderão experimentar o sucesso durante a eleição com baixos orçamentos.
Ao contrário de marketing de saída que usa o fator grandiosidade para impressionar e interromper as pessoas, na TV e outros suportes, um plano de marketing de entrada é feito através de um processo interativo, para atrair com eficiência a atenção de seu público-alvo. Seus potenciais eleitores estão saturados de informações. Mas, por outro lado, eles também estão confusos. Seus objetivos são os mesmos. Eles querem fazer uma boa decisão. Dê o mel e as abelhas virão ao seu jardim, essa é uma metáfora simples para falar de como transformar simpatizantes em seus prováveis eleitores. Se você planeja usar o marketing de entrada (ou marketing inbound) para a sua campanha eleitoral, confira as sete seguintes dicas que poderão lhe ajudar a gerar uma sequência de vitalidade no seu marketing de entrada:
- Desenvolva conteúdo educacional
Quando se trata de marketing político, o conceito é o mesmo que a comercialização de um produto ou serviço. Os eleitores querem saber como sua decisão de voto terá impacto sobre suas vidas. Eles não interessados em ouvir o que interessa aos políticos; eles desejam saber em que os políticos vão melhorar suas vidas. Desenvolver o conteúdo que esclarece sobre os problemas sociais pode ajudar as pessoas ter suas próprias opiniões do cenário político. Isso certamente irá contribuir na compreensão sobre como as mudanças que o político planeja realizar vêm ao encontro do desejo do eleitor.
- Lance um ou mais blogs:
Você precisa de um conteúdo para atrair seu público-alvo, isso é uma condição indispensável para fazer marketing inbound ou de entrada. O modo mais fácil de fazer isso é um blog. Segundo o blog do HubSpot (o maior blog de marketing digital do mundo), 80% dos profissionais de marketing na internet relatam o uso de blogs como um elemento central de suas táticas de entrada. Com essa iniciativa logo você verá uma grande atração de relações quentes. Os conteúdos devem ser vistos em pesquisas para saber o que o público-alvo deseja saber. Descubra em sites de notícias, blogs de seus concorrentes e líderes do segmento. Depois programe e desenvolva tópicos.
- Use originalidade:
Seja original nos artigos que você desenvolver. Marketing Inbound não é um fenômeno novo, e você não é o único com a intenção de criar ou atualizar um plano com essas estratégias. Você tem de se diferenciar porque só assim sua comunicação fará sentido para ser procurada. Existirão outros e-mails além dos seus nas caixas de entradas dos eleitores da sua cidade, como também haverá novos vídeos sobre os problemas municipais no Youtube e nas redes sociais. Portanto, surpreenda e faça abordagens originais para cada tema que você já sabe que toca aos seus munícipes.
- Insira palavras-chave
Inclua as palavras-chave dentro das propriedades de página, tais como URL (o endereço da página); na Meta Descrição (onde os conteúdos são especificados para que sejam encontrados pelas máquinas de busca). Ao postar conteúdos inclua palavras chaves, nos textos, nas imagens.
- Entregue conteúdo nos canais certos
Depois de desenvolvimento de conteúdo para sua campanha política, você vai ter que compartilhar usando todos os canais apropriados. Publique seu conteúdo no site, depois poste em mídias sociais, no Twitter, Facebook, YouTube e outros. Aproveite as ferramentas que essas plataformas têm para análises que podem ajudar você a encontrar e atingir o público certo.
- Alimente seus seguidores
Fale com seus seguidores com regularidade, eles precisam sentir firmeza no seu apoio à cidadania. Por isso você deve enviar boletins por e-mails regularmente, e mostrar comprometimento com eles nas redes sociais. Além disso, mantenha o seu público informado e educado sobre seu ativismo para melhorar a cidade. Quanto mais você nutrir seus seguidores e proporcionar-lhes a informação que eles querem, mais cedo eles vão vir a confiar em você e sua missão.
- Faça com que lhe recomendem
Faça com que seus seguidores digam aos seus amigos, familiares, colegas e sobre você. Esta abordagem está diretamente relacionada à obtenção de referências, e isso funciona muito quando alimenta suas redes para que eles compartilhar sua história de ativismo com os outros. Quanto mais você educar e interagir com seus potenciais eleitores e realmente ajudar a tomar a melhor decisão para eles, eles serão felizes em compartilhar suas informações com pessoas que conhece.
E aí, não tão complicado, não é mesmo. Comparado a ficar mercê da mensagem massiva para mostrar sua presença. Comece hoje e dê uma lição na concorrência a partir das campanhas políticas que você tem visto. E mantenha um olhar objetivo em seu próprio marketing. Considere as mudanças. Marketing de entrada fornece todas as ferramentas que você precisa para entregar formas mais eficazes para a sua causa a partir de hoje. Boa sorte.
Deixe seu comentário, enriqueça o trabalho pois o coletivo é uma força inteligente.