As eleições gerais na Índia estão sendo muito afetadas pelas novas comunicações. A sociedade tradicional está ouvindo mais alto vozes que não tinham tanto poder anteriormente.
O maior evento eleitoral do mundo, as eleições gerais da Índia, com 800 milhões de eleitores, com início em sete de abril e prossegue por semanas, até 12 de maio. Com três candidatos principais, Narendra Modi, candidato a primeiro-ministro que comanda a oposição, o BJP, e Rahul Gandhi, vice-presidente do Partido no Congresso, atualmente no governo. Um terceiro candidato é Arvimd Kerjwal, do Aam Aadmi Party que tem crescido bastante. As pesquisas dão vantagens para Modi, mas as pesquisas na Índia tem tradição em não acertar. Aí, então, está o fator digital que parece complicar mais ainda o jogo.
Os partidos estão usando largamente as mídias sociais, indicando que será a grande eleição digital indiana. O número de usuários da Internet está próximo a 80 milhões, que significa 10% do eleitorado, mas o alcance da mídia social vai muito mais longe do que os conectados. Segundo, Mahesh Murthy, do Pinstorm, um grupo de marketing digital que trabalha com os principais partidos, os conectados são grandes influenciadores daqueles não conectados. Ele acredita que cada usuário de mídia social influencia mais três pessoas em seu entorno.
Estima-se que 150 dos 543 círculos eleitorais serão determinados pelos usuários do Facebook. Os candidatos são provocados por mais substância nos seus pronunciamentos, com hashtags chamando candidatos de “tolos” ou “fake”, gíria em inglês para “falso”. Também são cobrados por transparências nas declarações de contas.
As eleições presidenciais americanas realmente estão influenciando bastante a campanha, mas existe a consciência de contextualizações diversas, e os indianos procuram suas próprias tendências.
Já se admite que as mídias sociais estão funcionando como o nivelador da campanha, impedindo que o dinheiro defina quem manda, como tem sido até aqui. Nas abordagens de SMS e WhatsApp estão ganhando grupos com mais imaginação e menos dinheiro. Estratégias complexas de baixo custo estão surtindo muitos resultados. O marketing milionário está perdendo muita receita.
O grande ator no marketing político digital indiano realmente está sendo o exército de voluntários militantes, em permanente debate online está realmente fazendo sucesso!
Referência: