Um plano mínimo e urgente de campanha política na web, como última chamada para o embarque para vencer nas eleições.
Se você pretende concorrer a cargo nas eleições municipais não é mais tempo de pensar muito, é tempo de agir. Mesmo que você venha mudar a direção do percurso, você precisa urgente começar a marcha para o seu objetivo. Tudo na internet precisa tempo para crescer e poder atingir mais pessoas, diferentede uma simples ação expontânea. Você tem de começar agora para aumentar o poder da sua ação na web. Se você não começar imediatamente sua campanha, sua chance de gastar muito dinheiro com a internet é de 90%. Portanto, corra para montar sua equipe e entrar em campo. Para não ter nenhuma desculpa para adiamento eu montei as ações emergenciais para você dar o star na sua campanha.
Domínio
A primeira coisa que você precisa fazer, logo que você decidir concorrer a qualquer cargo é obter um nome de domínio para sua campanha. Na verdade, não seria uma má idéia comprar vários nomes de domínio relacionados ao seu nome e ao cargo que você estará concorrendo. Um registro de domínio custa em média US $ 15 por ano, isso irá proteger o seu nome e sua marca, além de te poupar de muitas dores de cabeça.
Site
Na lista das urgências está um site bem concebido e de fácil utilização. Ele deve ser feito para ser encontrado nos motores de busca. WordPress é a plataforma de web design mais popular. Você precisa de uma home page que inclui tudo sobre você: fotos, vídeos, formulário de inscrição e-mail, botãde doação, os voluntários, posts, e links de mídia social. Inclua também nessa página questões atuais da cidade que preocupam a população. Postar tudo como comunicados de imprensa, opinião sobre diferentes questões, respondendo aos ataques de seus adversários, etc. Lembre-se de ser positivo, ninguém gosta de ataques e comentários desagradáveis. Certifique-se de que você tem o Google Analytics instalado. Use SEO (Search Engine Otimization), com as palavras-chave que os usuários pesquisam online para encontrar informações sobre a campanha ou o candidato.
Blog
A criação de um blog é o centro da estratégia de marketing digital de uma empresa e pode ser o centro das estratégias de uma campanha de Marketing Político Digital. Feito da maneira correta, cria um ativo de Marketing que traz, cada vez mais, tráfego segmentado e gratuito para o site. Visitantes no seu site são muito atraídos por blogs que falam de tema do seu interesse. Além disso, esse ativo aos poucos se torna uma vantagem competitiva do candidato.
Um blog que produz conteúdo de qualidade e relevante para a sua audiência é muito provável que ganhe autoridade perante o Google e ajude ao político a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas a sua campanha, bandeira, ao seu movimento. Outra vantagem é aparecer bem nas mídias sociais, onde as pessoas compartilham links de conteúdos que elas admiram, fazendo o Blog atrair novos visitantes e distribuir conteúdos por outras redes.
Plano B
Se você não tem recursos para fazer um site, crie perfis em várias redes sociais e use esses endereços nas suas comunicações. O meio social digital é um modo fácil de construir relacionamento com os eleitores. Qualquer anúncio que você postar deve ser compartilhado na mídia social. Conecte-se com os eleitores e veja com atenção em que temas eles estão interessados. Tente fazer uma comunicação leve e amigável, do contrário, pode ficar chato e os usuários podem te bloquear ou deixar de seguir você.
Se você não tem pessoal para gerenciar todos os seus meios de comunicação sociais, utilize www.hootsuite.com para gerenciar sua mídia social a partir de um painel. Há uma versão gratuita que inclui três contas de mídia social e US $ 10 por mês para até 50 contas de mídia social. Comece com a versão gratuita, ligando Facebook, Instagram e Twitter, para depois mais contas quando sua campanha tiver mais doação de dinheiro. A questão é: Você não pode é ficar parado!!!
E-Marketing
E-mail Marketing é outra ótima maneira de se conectar com os eleitores. Você pode criar uma lista de e-mail. Comece com amigos e família em primeiro lugar. Para construir sua lista de e-mail, incentive os eleitores se inscreverem em formulários no seu site, mídias sociais, e off-line com seus impressos.
Monitoração
Sempre há muitos dados disponíveis nas redes sociais, nos sites de buscas, além do que você pode colher gratuitamente, através da plataforma Google Analitycs e no google alerts há partir do gmail. Você pode usar esses dados de várias maneiras para saber como alcançar os eleitores, segmentando sua comunicação.
O digital numa campanha moderna é um fator enorme, e não é um custo grande. Embora uma campanha ambiciosa pode usar e-mail e canais digitais em larga escala, e o custo ainda uma fração do marketing tradicional.
Monitorando com plataformas como BuzzMonitor, Scup, Zubit, entre outras, você também vai encontrar dados profundos que podem ser fundamentais nas estratégias de sua campanha política.
Lembre-se que o digital muda tudo o tempo todo, e nada melhor do que uma ferramenta de monitoramento para te entregar os dados que você precisa para definir os rumos da sua campanha!
O que você achou do post? Gostaria muito de receber seu comentário.
Qual é a maior dificuldade de sua campanha?
Um abraço e até breve.