Salve suas amizades depois das eleições
Por vezes, a comunicação nas redes sociais ficam muito esquentadas, e isso pode envolver nossas melhores amizades. No Facebook é a plataforma que pode realmente haver troca de “farpas”.
Nos meses que antecedem as eleições as amizades são testadas, mensagens que opõem no Facebook principalmente, todos querem promover suas causas e candidatos, polêmicas acontecem todos os dias. Mas, e depois das eleições? Alguns realmente continuam ressentidos por comunicações tão esquentadas, porque alguns foram muitos duros durante a campanha. Um ano de política as opiniões cruzam o ar como flechas, pois é uma guerra, os ataques são rotineiros e agressivos. Mas temos que levar em conta qual relacionamento é importante e pensar sobre eles.
Claro que todos encontram pessoas que são contra suas causas, mas, com algumas delas devemos recuar um pouco, pois os amigos não podem ser julgados por uma ou duas discussões. Devemos pensar no caráter deles. Depois da eleição devemos dar alguns passos para trás com relação às pessoas, pois sua experiência de vida não está apenas na política. Visões de mundo diferentes podem abrir nossa visão da existência. Se ficar com raiva de um político é normal, melhor pensar duas vezes sobre os amigos.
Se for bloqueado, como fazer
No Facebook as pessoas expressam suas opiniões livremente, mas, é possível que acontecimentos fora das redes sociais estejam interferindo. As vezes, os amigos acham que estão sendo bombardeados com julgamentos de outros. O que pode acontecer com mais frequência é ser bloqueado, o que torna tudo mais difícil. Caso você seja bloqueado sempre pode mandar um email dizendo alguma frase de paz, tipo: “Olá, as coisas ficaram quentes durante as eleições, e peço desculpas se eu lhe ofendi. Quero que voltemos nossa amizade, permita saber o que pode ser feito para isso.”
Você normalmente não gostaria de pedir desculpas, mas se foi bloqueado é porque a outra parte se sentiu ofendido. Se seu amigo confirmar sua frustração faça um pedido de desculpas, para um recomeço da amizade na vida real.
Mudando as postagens
Mesmo que não digam nada, as suas mais divertidas postagens vão deixar pessoas não muito contentes, achando que você está por cima. Veja para que não fique um chato, repetindo o mesmo assunto, ainda que de diferentes maneiras, pois nas redes sociais os excessos são muito mais rejeitados do que a falta. Uma maneira de sentir seu relacionamento é observar como as pessoas reagem a tipos específicos de conteúdo, para orientar suas postagens, ainda que você persevere na sua busca de engajamento para sua causa depois das eleições. Diversificar o conteúdo é sempre a melhor estratégia, provocando sobre assuntos regionais ou culturais.
Pesando os amigos
Por que os amigos escolheram outras formas de serem representados não é motivo para ruptura, pois é muito fácil fazer julgamentos sem compreender totalmente a situação.
Se você não consegue se desculpar, pergunte-se:
É uma amizade ainda importante para mim?
Eu respeito meu amigo, mesmo discordando dele?
Essa amizade foi uma boa influência na minha vida?
Se você respondeu sim a essas perguntas, você deve certamente se desculpar, para ficar bem consigo mesmo. Lembre-se, seus amigos não devem pensar como você pensa. Bons amigos são realmente difíceis de encontrar, por isso não deixe que alguns mal-entendidos estraguem as coisas entre vocês.