Estamos num momento onde o Brasil passa novamente por um período de instabilidade política, mesmo após pouco tempo das eleições presidenciais. Um indicativo deste fato é a instabilidade financeira, que desestrutura o mercado e que, segundo os especialistas, deve continuar por todo este ano e seguir até 2018.
O descrédito nos governos e partidos no Brasil parece ser um fenômeno que permanece desde a transição do sistema político nacional para a democracia – por décadas os brasileiros veem com ressalvas as ações dos seus representantes públicos. Os frequentes escândalos de corrupção em geral e improbidade administrativa enfraquecem cada vez mais a imagem política dos partidos e candidatos, mesmo que estes nem sequer estejam relacionados a tais eventos.
Como se posicionar nesse momento? Ficar calado? Emitir sua opinião?
Depende do momento de cada um, mas uma coisa é certa, quem souber se posicionar na web vai sair na frente. E o blog tem uma força muito interessante para ser o canal de comunicação oficial do político.
Você já ouviu pensou em criar seu blogs? De vereador a prefeito, de deputado a presidente, os blogs podem ser utilizados com alguns objetivos:
1) Se posicionar no Google: é simples. Ao criar um conteúdo focado no universo de palavras-chave da sua cidade, do seu mandato, dos problemas que você quer resolver, das soluções que quer apresentar. Sabendo gerar esse conteúdo com as palavras chaves corretas, de interesse do eleitor, temos muito mais chances de “aparecer” no Google. E aparecer no Google nos dá muitas vantagens. Utilizamos a técnica de marketing de conteúdo casada com algumas otimizações do site (SEO), interações em redes sociais, pesquisas, um planejamento eficiente de conteúdo, para nossos parceiros, eleitores, apoiadores, fornecedores, para toda a nossa equipe. É mais uma mídia para o seu trabalho.
2) Ser um canal para centralizar o conteúdo e atrair possíveis eleitores: conseguimos manter o usuário mais tempo em contato com nossa campanha ao direcionar os seguidores para lerem os artigos no blog – ao invés de citar um site externo. É mais ou menos assim, você gera “chamadas” de notícias para as diversas mídias, mas sempre encaminhando esse usuário para o seu blog, onde ele não terá tanta distrações, poderá ler seu conteúdo, suas ideias, suas propostas, e entrar em contato com você. No seu blog é onde você centraliza suas matérias, seus artigos, etc.
3) Combater propaganda enganosa e fortalecer seu posicionamento: Com o tempo, suas postagens vão definir seu jeito, sua “pegada”. Isso vai fazer com que muita gente se identifique com você. Ou não.
Bom, isso é só um detalhe, mas tem muitas outras vantagens que você vai se deparar quando usar essa estratégia de maneira séria e com continuidade na sua campanha.
Se você tem interesse em gerar mais acessos para um site, ganhar posicionamento no Google frente a concorrentes políticos, reforçar a sua imagem, recomendo que inicie agora uma estratégia de blog político.
A eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos em 2008 foi um marco no uso da mineração de dados nas campanhas políticas. Ignorando regras tradicionais de outros partidos no país, a equipe de Obama utilizou a coleta e análise de grande volume de dados como uma das principais ferramentas na disputa eleitoral. Com isso, o mundo descobriu como o Big Data pode definir os rumos de uma campanha, viabilizando até mesmo uma estrutura de financiamento privado como ocorreu com Obama.
Não adiante replicar formas, Estados Unidos tem uma realidade, temos outra. Cada caso é um caso. É preciso pensar numa estratégia costumizada para a sua campanha política com o uso da internet. Você não imagina o que uma campanha colaborativa bem feita, com o planejamento correto e estratégias bem definidas, pode fazer com sua carreira política. Um salto!
Em breve daremos estratégias avançadas de marketing político digital em Blogs!