Passando por grandes desafios econômicos e políticos, o país ainda é uma grande economia e surpreende quando é visto a partir da Web.
O Brasil não é um país para amadores, como afirmava o compositor Tom Jobim. No mundo digital essa frase cai como uma luva. Para compreender o cenário nacional da internet por aqui precisamos ter uma noção da paisagem global. Por que os grandes players mundiais creem que o nosso país é um dos principais candidatos a uma grande expansão global via Web? Você que vai participar das eleições de 2016 tem de conhecer esses dados e mantê-los sempre em foco.
A população é grande, com 202 milhões de habitantes e bem jovem, detalhe que chama atenção para o mundo digital. Cerca de 85% do país tem menos de 55 anos e 40% está abaixo dos 25. Os EUA têm 33% nessa faixa, a China tem 32%, e o Reino Unido, 30%. É por esse potencial indicado nos dados brasileiros que toca o sino das grandes marcas mundiais.
A taxa de penetração da Internet no Brasil não é a ideal, (48% usam a internet), comparada com os Estados Unidos que têm 87% da população online, mas isso é quase 100 milhões de pessoas que acessam a rede. E um detalhe muito importante, nós brasileiros temos uma grande taxa de tempo plugado (média de 5 horas), e com muita frequência ((76% acessam diariamente).
Cerca de 72% das pessoas com educação mais elevada acessam a internet todos os dias, gastando uma média de quase seis horas a navegar. Nessa combinação de Brasil e internet os números são nitroglicerina pura. Em 2014, apenas 26% dos brasileiros usaram a internet todos os dias, e um ano depois, esse número saltou para 37%. Por isso que os experts acreditam que o país pode não liderar o mundo em termos de penetração da internet, mas tem um potencial incrível de engajamento.
Um país muito social
O Facebook já mostra sinais de cansaço no mundo inteiro, mas no Brasil a rede não para de crescer. E o ambiente é super acolhedor para todas as redes sociais. Entre os usuários de internet no Brasil, 92% estão conectados a redes sociais. Os usuários de mídias sociais são jovens. De acordo com um estudo com 1.500 usuários de internet, redes sociais é um hábito regular para 90% das pessoas entre as idades de 15 e 32 anos. Em média, essa faixa etária tem sete perfis de mídia social – sendo os principais Facebook, onde 96% têm um perfil, seguido pelo YouTube (79%), o Google + (67%), e Twitter (64%). Atenção, senhores candidatos a prefeito e vereador em 2016, corram atrás dessa faixa etária nas suas comunidades !!!!
Como os brasileiros enviaram mensagens em janeiro de 2015:
22% FACEBOOK MESSENGER*
24% WHATSAPP*
10% INSTAGRAM*
13% GOOGLE+
11% TWITTER
14% SKYPE
9% LINKEDIN
6% PINTEREST
6% BADOO
*Aplicativos de propriedade do Facebook
País plugado
O tempo médio gasto em redes sociais a cada dia (entre sociais usuários de mídia) é de 3,8 horas no Brasil enquanto nos Estados Unidos, número que é apenas 2,7. Um grande número de brasileiros na internet também declara estar sempre conectado a aplicativos de redes sociais: 89% são continuamente registrados no Facebook, 87% no WhatsApp, e 63% no Instagram.
O Facebook terminou 2014 com 91 milhões de usuários mensais no Brasil em comparação com 83 milhões no início do ano. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Princeton previu que o site irá perder 80% de sua base de usuários até 2017. Parece que essa tendência não alcançou o país. No Brasil um quarto da população está nessa rede social.
Bomba, bomba, bomba!
Aqui está a revelação mais importante deste post: eles confiam nas redes. Numa pesquisa com adultos em 172 municípios brasileiros, a mídia social é considerada a segunda instituição mais confiável (63%), atrás da imprensa tradicional por apenas dois pontos (65%), e bastante à frente do congresso (19%) e partidos políticos (18%). Essa confiança apresenta uma enorme oportunidade, é um conhecimento estratégico valioso para o candidato às eleições de 2016 que mira em fazer marketing político digital.
Referência: http://zip.net/bfrT7d
Se você gostou deste conteúdo inscreva-se no nosso bloga para receber nossas atualizações.
ps: Se você estiver interessado em fazer o curso em Marketing Político Digital, entre em contato conosco.