Como um sniper (atirador de elite) mirando no alvo (eleitores suficientes para atingir a vitória), você tem de ver os elementos que levarão ao cabo de sua meta. Antes de tudo você precisa de apoio à sua causa, desde um pequeno núcleo inicial até um grupo significativo de voluntários que possam atrair eleitores e converter em votos em seu nome. Inclua nessa relação profissionais de campanha de marketing político e estratégias digitais (nosso grupo presta amplos serviços de consultoria para campanhas). Esses dois objetivos, apoiadores e eleitores são somados a um outro, composto com os recursos financeiros para tornar possível sua campanha.
Como qualquer atividade de marketing, a aquisição de eleitores/votos é medida com base nas conversões do eleitor como apoiador e votante na urna. Exemplo: no tipo de empresas de subscrição, aquisição é definida como o registro ou inscrição. Metas de CPA (Custo por Aquisição) podem ser definidas com base em um valor global do tempo de vida esperado. Ao trabalhar com assinaturas, muitas vezes as pessoas deixam de se inscrever ou utilizar um serviço. Assim, a noção de valor não é necessariamente que eles se inscreveram. Em vez disso, o valor seria baseado na medida em que alguém usa o serviço e por quanto tempo. No marketing político o CPA é o resultado das urnas. No fim das contas você tem de ter aquilo que se chama ROI (Retorno de Investimento) muito claramente na sua mesa de trabalho, pois só assim você poderá saber como anda sua guerra. Qual valor de cada batalha realizada ou por realizar? Sem essas métricas fica muito difícil executar uma estratégia. E disputar no escuro não é a melhor coisa a ser feita.
Muito embora nem tudo o que importa pode ser medido, concentre-se em aferir as métricas de uma forma significativa. Meça que apoiador fornece maior valor à sua causa: aqueles adquiridos através de buscas on-line, campanhas de e-mail ou mídia social. Por exemplo, veja se um seguidor do Facebook é mais valioso do que um do Twitter. Compare tudo e descubra, usando ferramentas como Google Analitycs, que é gratuita para ajudar no seu planejamento de guerra. Acompanhe essas conversões ao longo do tempo, medindo tudo. Meça também as atividades de sua equipe profissional e dos voluntários, como visitas em residências ou ligações telefônicas, postes, respostas interativas, pois quanto mais você tiver métricas, mais estratégica será sua campanha.
Se o seu objetivo é um assento na câmara municipal, nas mídias sociais você irá descobrir como puxar um grande engajamento, pois estar presente nesses sites é uma maneira de estar na rua, 24 horas durante 7 dias por semana. Você deve organizar esse marketing social como se fosse uma das “jóias da coroa”. Cuide por níveis, utilize recursos profissionais e de voluntários, em círculos de importância, a partir de um núcleo duro e vá organizando o entorno, expandindo em táticas específicas para cada elemento dessa teia que possa ser adquirido, priorizando aqueles que possuem grande audiência. O que importa é que sua candidatura tenha um grande suporte na mídia social, para aumentar sua influência. E por favor, medindo tudo.
Monitore, analise e teste novas soluções para sites e aplicativos. Faça testes tipo A/B, baseados em estatísticas, com uma alteração de cada vez, definindo intervalos de espera claros, com metas simples de conversões para cada experimento, visando aumentar os visitantes por páginas, medindo os custos e o tempo. Assim você irá incrementar o tráfego, como também as conversas em poucas semanas, como resultado de um trabalho metódico e inteligente. Isto irá trazer maior taxa de conversão.
Alcance novos públicos semeando conteúdo em plataformas com boa audiência, dentro de temas de interesse da campanha. Você pode constantemente encontrar novos meios de comunicação para chegar a novos públicos, posicione-se sobre assuntos de interesse para os leitores dessas páginas, eventualmente, quando for possível, colocando postes patrocinados nessas plataformas. Assim, procure ver que mensagens suas ou de seus apoiadores são mais propensas a ressoar forte. Em uma época com muitas informações sempre existe um déficit de atenção, por isso veja o que você é fundamental postar para maximizar o alcance. Agora é a hora de começar a inovar, e usar a interatividade para explorar as mais recentes armas do seu arsenal digital, para vencer as batalhas eleitorais que se aproximam.
É preciso ficar atento as novidades para saber como fazer sua campanha política na internet.
Caso queira saber mais ou participar dos nosso cursos entre em contato conosco.
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR SUA INSCRIÇÃO!
Até breve!