Veja como contar uma boa história e usar as técnicas disponíveis de anunciar podem fazer uma brutal diferença.
A eleição de 2016 está chegando rapidinho, muitas campanhas já estão montando sua estratégia digital para a corrida que já está em curso. Vamos conhecer soluções de campanhas do Brasil e do mundo, que de vez em quando postaremos com estudos de caso úteis para seus planos eleitorais. Nos Estados Unidos como aqui também as campanhas cometem um erro recorrente de marketing de conteúdo, ao reaproveitar anúncios de televisão em vez de uma mensagem feita sob medida para o público digital específico.
Em sua campanha para reeleição a atual governadora da Carolina do Sul nos EUA, Nimrata Nikki Randhawa Haley, mais conhecida como Nikki Haley, criou e promoveu uma campanha de marketing de conteúdo com o vídeo “A História de Amanda”, que destacou os seus esforços anti-bullying. A agência IMGE usou anúncios TrueView para promover o vídeo mirando para mães com filhos em idade escolar. (Os anúncios TrueView em vídeo oferecem aos usuários escolha e controle sobre qual anúncio eles desejam assistir e quando. O anunciante paga somente quando o usuário optar por assistir um anúncio. Assim, é possível aumentar ou diminuir seu orçamento de acordo com o atingimento que você deseja com o anúncio).
Campanhas mais interativas têm utilizado anúncios em vídeo para entregar a mensagem certa para o público certo, e usam pesquisas personalizadas principalmente no YouTube para garantir que a sua mensagem seja bem enquadrada. E os resultados dessas pesquisas confirmam a ressonância de mensagens com o público que veem os anúncios.
Existe um conjunto de produtos do Google que as campanhas podem usar – Google.com busca, o Google Rede de Display, reserva YouTube, TrueView do YouTube, DoubleClick Bid Manager (DBM). São maneiras inovadoras e combinadas desses produtos básicos que podem ser feitas agora no Brasil e poderá facilitar sua vitória para vereador em outubro.
Nikki Haley teve como objetivo chamar a atenção para a questão do assédio moral nas Escolas da Carolina do Sul. Para realçar como seus esforços anti-bullying fizeram a diferença na vida dos estudantes, o vídeo chamado “A História de Amanda”, de dois minutos conta a história de uma iniciativa da governadora em resposta a uma estudante do ensino médio que foi intimidada. Para atrair atenção e consciência o vídeo desta história é propositalmente emocional, lógico, caminho certo para uma campanha para vereador.
Para medir o impacto do seu público-alvo, a campanha trabalhou com o Google para realizar um levantamento de marca. Para aqueles que tinham visto o anúncio versus os que não tinham, havia uma marca de 42% de crescimento de consciência. Para o sexo feminino, houve uma taxa de 65% de memorização do anúncio, e para a faixa etária de 45-54, foi de 55%. Esses grupos demográficos foram as principais audiências escolhidas da campanha. Em média, os vídeos de Nikki Haley no YouTube receberam 2.200 total de visualizações. Mas com a estratégia de promoção no True View “A história de Amanda” acumulou 280.000 visualizações em três semanas, ou seja, 10 vezes mais do que a contagem de visualizações de seus outros vídeos combinados.
Para encontrar o público mais empenhado e relevante para o vídeo foi feita uma abordagem de segmentação. Começou com AdWords com pesquisa demográfica, visando estreitar a audiência para as mulheres entre as idades de 30 e 55. Em seguida, sobrepôs pesquisa demográfica que mira no tema e segmento com afinidade de segmentação para os temas relacionados, tais como Maternidade, Família e Relacionamentos e interesses das mulheres.
Na segmentação mães cujos filhos podem ter sido vítimas de bullying, a campanha foi capaz de chegar a um importante bloco de eleitores ao mostrar conteúdo relevante para um público que impulsionou a vista do vídeo. Essa é uma maneira competente de criar uma história digital convincente e eficaz e entregar a um grupo de espectadores que contribuiu para a vitória reeleição de Haley.
Se você gostou do post, comente.
Se tiver algo que não conseguiu entender completamente entre em contato conosco.
Estaremos incluindo um bônus sobre anúncios pagos no nosso CURSO COMPLETO DE MARKETING DIGITAL PARA CAMPANHAS ELEITORAIS.
PARA ASSISTIR NOSSA SÉRIE DE VÍDEOS COM DICAS GRATUITAS SOBRE MARKETING POLÍTICO DIGITAL, CLIQUE AQUI.