O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina. “A Arte da Guerra” de Sun Tzu
Uma campanha política é como uma corporação. O político precisa de muito mais do que um sorriso brilhante e um aperto de mão firme para vencer. É necessário uma equipe, um orçamento e uma marca – tal como uma empresa. Uma campanha envolve gerenciar com sucesso uma infinidade de ações para vencer nas eleições que se aproximam.
Tarefas como pesquisar, planejar, e implementar estratégias com base em sondagens online são inteiramente requeridas. É fundamental coordenar o calendário do candidato. Ainda inclui supervisão de todo tipo de promoções, marketing, comunicações, e diversos modos de relações públicas. Pense também que você e sua equipe terão que responder a vários tipos de crise, produzir discursos matadores, realizar ataques aos oponentes, afinal é uma guerra de um só objetivo: chegar ao fim com o candidato eleito.
Pense numa equipe composta por indivíduos com diferentes formações políticas, profissionais e idades, pois tudo isso será exigido. Organize um grupo pronto para enfrentar qualquer desafio que pode surgir. Essas pessoas juntas devem revolucionar a sua presença digital. Ao combinar o estado da arte de gestão de dados com a estratégia política inovadora, o conjunto vai realmente fazer um impacto em seu público-alvo.
Por exemplo, devem ser articuladas estratégias de campanha digitais com as tendências que surgiram ao longo dos anos. Os políticos locais precisam saber como alcançar os eleitores potenciais na web e nos telefones celulares. Você pode usar estratégias digitais para contornar, por exemplo, os eleitores do sexo masculino de 18 a 30 anos de idade, ou mulheres profissionais na faixa dos 40 a 60 anos, ou aposentados, entre outros. Todas essas táticas devem ser muito bem definidas para ocupar um espaço considerável no seu colégio eleitoral.
Seja no Facebook, no Google e sua rede de publicidade de pesquisa, como também através de uma série de outras redes sociais, ou ainda com novas tecnologias de anúncios, tudo isso você pode direcionar para grupos demográficos específicos, com um determinado conjunto de mensagens.Este tipo de segmentação não requer nem mesmo o nome da pessoa. É baseado em atributos e informações de indivíduos que compartilham através de um endereço IP particular (endereço de aparelho).
Uma campanha para vereador tem de ser projetada agora, pois não se ganha uma guerra sem planejamento. Para finalizar, você e seus principais colaboradores devem ler urgentemente “A Arte da Guerra”, um livrinho muito fácil de se ler, mas que faz um sucesso enorme com os executivos de todos os segmentos, e é muito simples de baixar na web.
Nós podemos fazer esse planejamento na LeWay para desenhar uma campanha para vereador num nível avançado, caso você pense em qualquer terceirização.
Mas fique atento a reabertura de vagas do curso de Marketing Político Digital focado nas próximas eleições!
Se você quer aprender mais sobre Marketing Político Digital e aplicar esse conhecimento na sua campanha em 2016 Clique aqui e garanta prioridade na sua vaga para o nosso próximo curso !!!
Deixe seu comentário sobre esse post, pois assim o assunto cresce de conhecimento, um abraço.
Clique aqui e garanta prioridade na sua vaga para o nosso próximo curso !!!