Organize online a visão e a conexão com seu público off-line, assim sua campanha não começa no escuro.
Você que pretende se candidatar à câmara municipal, antes de organizar a sua campanha, de iniciar qualquer tipo planejamento de comunicação, é vital compreender as necessidades, os hábitos, preferências e perspectivas da base que você mira para construir o apoio à sua candidatura. O guia para muitas medidas práticas começa com a compreensão de quem seu público é, ou pode ser. Assim fica mais fácil fazer um plano de comunicação ou mensagem de marketing, com um programa que trabalha para uma “pessoa específica”.
Criar Personas para fazer a ponte com o público alvo é uma decisão inspirada. Personas ajudam a definir essa base. O marketing digital tem procurado o valor da persona na criação de relevância. Personas são hipotéticos insights para definir audiências. É uma grande ferramenta para a identificação dos grupos de pessoas que você está tentando alcançar.
Você pode criar personas precisos quando tem alguma ideia de que local e grupo está mirando, melhor ainda, dados sobre hábitos e interesses. Quando você baseia personas em estudos de audiência a coisa vai fundo. Persona é um grande componente das diversas estratégias de investigação do público muito importante para o sucesso de sua agenda de marketing. Quais são detalhes sobre a vida de uma pessoa hipotética, com seus hábitos específicos, gostos e desgostos que fazem com que cada pessoa única. Quando você começa montar esse quadro as construções hipotéticas ganham vida. Uma vez que você tenha um quadro de quais informações o público quer, aprofunde o conhecimento desse grupo com publicações.
O ideal para um candidato, e mesmo para o vereador eleito, é ter um blog popular alimentado pelo fornecimento de informações locais sobre a sua cidade que supre uma lacuna na cobertura da mídia regional corporativa. Essa é uma aventura que você deve fazer armado com o desenho básico de sua audiência. Por outro lado, uma plataforma bem visitada conta muito da vida offline. Você pode encontrar vídeos no YouTube voltados à vida nas cidades com mais views do que o jornal local tem de leitores.
Pode ser um site, um blog ou uma combinação dos dois. Blogs são bons para dar o seu tom pessoal, quase uma voz, excelente para promover com convicção e sinceridade. Eles devem ter atualizações regulares, podendo ser inclusive histórias mais breves, e com isso construir uma audiência que espera uma nova publicação de acordo com proposta, que geralmente é diária ou semanal, mensal já fica muito a desejar. Alguém deve entregar um conteúdo regular, pode ser uma matéria, um vídeo, fotos, podecast, enfim, existe uma gama imensa de formatos de conteúdo que cada dia aumenta mais com a inventividade. Os sites são melhores para aqueles com menos estilo de escrita ou com menos tempo para filmar, fotografar, ou notícias para dar. Mas o fundamental é que não deixe de ter boas manchetes e belas imagens. É um contexto de prioridades e recursos.
Quando você realmente tiver uma audiência online será bem mais fácil mobilizar campanhas off-line. Você já não mais está atirando para todos os lados, pois tem um corte do público alvo, e ele realmente responde ao chamado correto.
Se você deseja ocupar um cargo de vereador sabe que tem de trabalhar para ganhar a disputa, como também depois da vitória, assim não pense que na internet você coloca informações, senta e espera.
Lembre-se: É fundamental definir seu público algo e conhecer ele cada vez mais!!!
Se você quer aprender mais sobre Marketing Político Digital e aplicar esse conhecimento na sua campanha em 2016 Clique aqui e garanta prioridade na sua vaga para o nosso próximo curso !!!
Continue ligado aqui que estarei com mais informações sobre a campanha para vereador. Por outro lado, comente o post, pois assim você enriquece a conversa. A comunicação online é uma troca que rende muito a todos. Um abraço.