[Dicas MPD: Redes Sociais e E-Marketing]
De olho no acesso que geraram esses conteúdos quando foram publicados separadamente, resolvemos agrupar todo o assunto numa simples lista para você ter tudo reunido em um só lugar. São lembretes que devem ser repetidos por quem faz marketing digital em campanha política.
Redes Sociais:
Nada morre definitivamente com a mídia social. Você pode saber como começa, mas nunca vai saber onde acaba uma discussão. Ou seja, não entre em discussões por impulso. Existe um ditado que diz que o orgulho vem antes da queda. É preciso estar atento e aberto para aceitar as diferenças, e evitar confrontos inúteis.
- Gerenciar contas de mídia social pode ser complicado. Quanto maior for a sua rede multicanal mais problemas você pode arranjar para manter os canais alinhados.
- Cuidado com a gramática na web. Muitos usam todo tipo de grafismo para se comunicar nos meios digitais, mas acredite, não passa credibilidade usar essa comunicação tão casual em uma campanha.
- Cuidado com a desgraça alheia. Por vezes muita discussão é uma tática ruim, especialmente se é óbvio que você está tentando se promover sobre a tragédia de outra pessoa. Isso pode gerar uma grande rejeição.
- Prepare-se para receber tomates e vaias. As pessoas podem ser agressivas em provocações nas mídias sociais, prepare-se para ser elegante mesmo quando as mais baixas agressões surgirem.
- Enquanto um usuário comum pode criar contas falsas para tentar manter discussão de mídia social em condições vantajosas, um candidato absolutamente não pode manter uma conta falsa para tentar e comentar os ataques. Acredite, a conta secreta não fica em segredo por muito tempo.
- Cuidado com as tiradas de humor, se não for bem elaborado pode ser duro, pois seus concorrentes podem usar contra você, aí pode ser humilhante.
- Há hashtags para quase tudo, mas é bom que você use aquelas que sabe com certeza pra onde elas irão, pois já houve campanhas que foram tragadas por outras ondas indevidas por uso equivocado dessas trilhas digitais.
- A falsa impressão de que os jovens nativos digitais (jovens que nasceram depois da explosão da web) possuem o perfil ideal para gerir as redes sociais pode ser fatal para a sua candidatura. Por vezes acontecem situações muito embaraçosas que um funcionário mais experiente é necessário.
- Se você pretende aprofundar em campanhas de mídia social certifique-se que tem muito a dizer. Se não preparar conteúdo proporcional à sua pretensão, logo isso vai ficar claro e você vai ficar como um candidato vazio de propostas.
EVITE ERROS EM E-MAILS POLÍTICOS
- Grandes coletas inúteis
Os políticos são aqueles que lotam as caixas de spam (e-mails que são sistematicamente rejeitados pelos servidores de e-mails). Mesmo quando os e-mails são conseguidos legalmente, sem cultivar a lista com detalhes, como a permissão para continuar enviando, grande parte desses endereços ficam inúteis. Ninguém vai ler seus e-mails se nunca subscreveu, faz com que você desperdice o seu tempo, dinheiro, e além disso, detratar sua reputação.
- Segmentação valiosa
A segmentação é importante ter em todos os setores, mas em marketing político a coisa fica séria, nada deve sair do segmento. Sexo, idade, renda, localização são alguns critérios obrigatórios para começar.
- Personalização
Como são seus seguidores. Homens e mulheres, faixa etária, renda, contratado ou desempregado (essas informações de segmentação têm de ser colhidas da maneira mais sensível e espontânea possível). Você não deve enviar a mesma mensagem para um garoto desempregado de 25 anos e uma senhora de 50 anos de idade com alta renda. Use o primeiro nome do assinante no assunto porque é cativante. Trabalhe para o texto que sai na linha do assunto ser bem personalizado.
- Chamada à ação
Qual é o máximo CTA em marketing político? A votação. E como podemos fazer alguém votar nós? Fazendo-o positivamente interessado em nossos opiniões políticas, planos e intenções. Assim a taxa de abertura é a métrica mais importante no e-mail marketing político. Mas para atingir uma taxa elevada de abertura exige que você testar em várias linhas de assunto. Essa importante área do e-mail é a primeira grande chamada á ação – CTA – pois a ação será a abertura da mensagem. Por isso teste nesse ponto e você terá resultados distintos a partir desse dado. A chave aqui é não só o que você diz, mas também como você diz e o que você deseja alcançar. Aqui vale a frase batida em marketing de conteúdo: menos conteúdo e mais interatividade.
- Faça e-mails curtos
Quem é que vai dedicar mais de 3 minutos em um e-mail política? Resposta curta e rápida: ninguém. E por que isso? Porque é chato. Assim pense em e-mails curtos, com muitos links e referências para quem quiser saber mais. Por outro lado, invista em motivar as pessoas para perguntarem, dê espaço para elas participarem, partilharem as suas opiniões e discutir com suas respostas, no mais cordial diálogo.
Essas são algumas providências que você pode tomar para usar esse maravilhoso recurso de comunicação que é o e-mail. As estratégias começam com medidas simples como as apresentadas, você pode organizar essas táticas para construir o e-mail marketing e poderá muito rapidamente comprovar a eficácia desse conhecimento prático.
SE VOCÊ QUER FAZER A DIFERENÇA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E INICIAR LOGO SUA PRÉ CAMPANHA FIQUE COMIGO, ESSE ARTIGO É PARA VOCÊ!
Se você deseja um conhecimento completo para criar e gerir uma campanha política na internet, conheça nosso programa de treinamento intensivo: Clique aqui!
Eu quero te fazer uma pergunta franca que você deve pensar com sinceridade.
– VOCÊ ESTÁ APLICANDO O MARKETING POLÍTICO DIGITAL NA SUA CAMPANHA!?
Você não pode deixar sua reputação, sua campanha, enfim, sua luta, sem um destino planejado na web. Logo você irá descobrir que o adversário está postando sobre você. Nada pior saber que seu concorrente já está fazendo o dever de casa e vai sair na frente.
Se você não quiser fazer feio em 2016, não faça como a maioria, não fique improvisando… 😉
Eu estou trazendo a oferta de um curso intensivo de como criar e comandar uma campanha política na Internet. Um curso com todas as armas para você atingir corações e mentes dos eleitores com a sua mensagem.
Aprender a estruturar toda uma frente na web para a eleição está aqui ao seu alcance. Torne seu percurso menos confuso, menos pressionado e transforme as batalhas em vitórias. Ajude sua equipe a encontrar o caminho certo!
Depois algum tempo publicando no Blog do Marketing Político Digital temos recebido muitos elogios e feedbacks positivos e isso tem aumentado ASSUSTADORAMENTE! J
Pois é, estamos comprometidos em ajudar a melhorar as campanhas políticas com o uso do MPD.
Alguns dos comentários que nós recebemos:
- Perfeita e lúcidas colocações sobre o marketing politico, gostei. Sou pré candidato a vereador em João Pessoa/PB. — João Eduardo Melo – Gerente Detran
- “Leandro, você é nota mil, seu conteúdo é muito interessante. Aqui em Palhoça (cidade vizinha de Floripa) as eleições ainda não se definiram. Eu estou estudando bastante, sempre que posso, espero em breve comprar seu curso que deve ser excelente.” — Túlio Portela (Florianópolis)
- “É amplo o conhecimento em marketing digital do Leandro Rehem. Quem realmente quer ser eleito este ano, seja para prefeito ou vereador do menor ou do maior município, terá de investir em estratégias profissionais para mídias sociais. Muitos políticos têm perfis e páginas com milhares de seguidores. Mas o mais importante – e desafiador – será converter os seguidores em eleitores, em votos, que é o que de fato importa. É bom alertar que os vídeos online são a bola da vez. Em minha opinião, o Leandro Rehem é um dos profissionais mais bem preparados do marketing digital brasileiro.” — Anderson Santana (DEM-BA)
- “Leandro Rehem é um dos grandes especialistas em Marketing Digital do Brasil. Ele consegue sintetizar a essência do marketing digital e levar com precisão para o marketing político e eleitoral de um jeito como ninguém faz. Suas estratégias são inteligentes, inovadoras, pensadas e acima de tudo voltadas para posicionar o candidato e converter seguidores em eleitores. Leandro é o aliado que todo candidato deveria ter. Quer dizer, deve ter, se o objetivo for vencer a eleição. Muitos clicks, Leandro!” –Edilson Granelli (Aracaju)
- “Parece que muitos candidatos e assessores só estão descobrindo agora a importância das novas comunicações. É muito complicado descobrir que as redes sociais ameaçam as campanhas de TV. O ebook de Leandro Rehem é muito útil para todos que se interessam pelo digital. Mas, pode ser especialmente precioso para aquela campanha que está em risco de naufrágio por gestão eletrônica.” –Raul Moreira | Jornalista, crítico e cineasta
- “Para suprir a carência de conteúdo voltado para potencializar campanhas políticas na internet. Sabemos o quanto é vasto esse campo mas que é preciso de conhecimento necessário para aproveitar essas possibilidades que a comunicação instantânea traz. Uma grande iniciativa para os políticos, assessores e equipe de campanha.” — Ricardo Cunha Santos (YouOn | Braga/Portugal)
- “Bastante enriquecedor o conteúdo de Marketing Politico Digital. Em tempos de eleição é preciso se diferenciar na internet. Parabéns! Estou gostando muito. — Tágide France (Secretária de Comunicação na Prefeitura de Buriti Bravo – Maranhão)
– Ficamos muito felizes que as pessoas começaram a compreender e acreditar no projeto do MPD!
Compreenda que o nosso truque é não ter truque. É basear nossa estratégia na verdade!
O CURSO DE MARKETING POLÍTICO DIGITAL mostra qual é o cenário das comunicações políticas na web, os avanços nas eleições no planeta, redes sociais, como organizar seu site, seu blog, monitoração e prospecção de eleitores a partir das redes sociais, usando marketing de conteúdo e outras estratégias de marketing.
Esse curso vai funcionar como uma consultoria para sua campanha política. Vai ser o melhor investimento do momento, pois apenas com informações de um único modulo você economiza muito mais do que o valor do curso. Sim, além de estratégico é economicamente viável. E se medir detalhes de todo um avanço que sua campanha pode dar, tem muito mais valores do que dinheiro.
Existe um proverbio militar que diz “Se você acha que a batalha está difícil hoje, as batalhas de amanhã sempre serão mais duras ainda.” Elas serão muito piores sem conhecimento – sem um plano.
Se você é daquelas pessoas que desejam saber para mandar, eu acredito que este CURSO é para você. Clique aqui para comprar o CURSO DE MPD:
Aquele abraço!
Leandro Rehem.