Ainda é muito novo a liberação dos anúncios do Google Ads para as campanhas políticas. Isso é fato. É a primeira campanha.
Tudo isso já foi proibido e em 2018 se abre novas possibilidades para as campanhas políticas e os anúncios patrocinados. Foi liberado a compra de palavras chaves nos sites de busca e o impulsionamento de publicação nas redes sociais.
Tanto o Facebook e o Google vão ter a primeira campanha política no Brasil onde os anúncios são liberados, claro que, com restrições e detalhes que podem fazer toda a diferença.
Uma coisa que não podemos negar, é como o Google não está deixando claro qual essa política, como deve ser feito, o que está liberado realmente?
Encontramos apenas uma página com algumas informações sobre o “Conteúdo político” que segue abaixo:
“Esperamos que todos os anúncios e destinos políticos obedeçam às leis eleitorais e de campanha vigentes das regiões segmentadas pelos anúncios. Essa política inclui os “períodos de silêncio” eleitorais exigidos por lei.
Conteúdo político:
É permitido, com restrições:
Promover conteúdo relativo a organizações políticas, partidos políticos, defesa de questão política ou angariação de fundos, e candidatos e políticos individuais.
Observação: muitos países têm requisitos legais específicos sobre conteúdo político. É necessário cumprir esses requisitos nas áreas segmentadas pelos seus anúncios. Para mais informações, consulte a lista de restrições específicas de cada país.”
link da página no Google:
https://support.google.com/adspolicy/answer/6014595?hl=pt-br
Sabemos que o Google tem diversas possibilidade de anúncios como display, rede de pesquisa, remarketing e youtube ads, mas o que pode ser feito am uma campanha política? Onde estão os limites? A justiça deixou muito pouco claro o que pode ser feito em campanhas Google e o Google não criou um conteúdo para deixar isso claro para todos.
- É arriscar e esperar as interpretações jurídicas?
- Como criar anúncios no Google Ads com certeza que está dentro do correto?
- Quem responde sobre isso no Google?
- Qual a página do Google que esse assunto tão sério e relevante está sendo tratado?
Apesar do Facebook ter feito já diversas manifestações também anda difícil encontrar essas informações reunidas e claras, como temos no Facebook e Políticas dos EUA.
Precisamos mais informações e estamos compartilhando isso com vocês.
Então se você tiver mais informações sobre esse assunto, por favor, compartilhe com a gente…
Nos vemos em breve!