No marketing político a persuasão é mais eficaz que o brilho da notoriedade.
Existem políticos que possuem carreiras extensas, com muitos mandatos ao longo dessas trajetórias, participando intensamente dos processos do poder. A pergunta fica no ar, como eles conseguem isso? A resposta tem de ser muito direta: trata-se de sua capacidade de influenciar pessoas na tomada de decisões. Dessa maneira pode-se ver que não é necessariamente a fama, mas, outros componentes do marketing são agentes decisivos para o sucesso.
Aqui para nós, certamente a capacidade de influenciar pessoas é mais importante do que a fama no desempenho de uma liderança. O líder conduz mais facilmente a partir de sua capacidade de influenciar, enquanto que a popularidade por si só não atua muito bem na gestão, é um componente de luxo. Um dos problemas é que essa notoriedade pode ser passageira, enquanto que a capacidade de influenciar pode estabelecer afetos definitivos, arrastando corações e mentes por muito tempo.
Um projeto de atuação política a longo prazo certamente deve levar em conta a credibilidade da comunicação. Aquele que constrói sua imagem de olho nesse aspecto está bem posicionado para o futuro. Ficou bem provado em pesquisas que as pessoas distinguem muito bem a diferença entre essas forças, fama e persuasão, preferindo claramente a segunda que é fundamental para conseguir o ouro político, o engajamento social. O discurso do líder deve estar atento para padrões de influência, como atitudes, conhecimento e participação ativa que o levam a vários ambientes virtuais, como aos grupos de jovens que possuem perfil favorável a socialização, portanto, com valores em alta, adequados para os novos modelos a serem desenvolvidos.
Referencia:
http://searchenginewatch.com/article/2263947/10-Vital-Steps-to-Building-Social-Influence