Para fazer grandes burburinhos locais o aplicativo de mensagens temporárias está se evidenciando como o canal ideal para falar com os jovens, mas não é só isso.
O aplicativo social de mensagens Snapchat se tornou uma febre mais recente em campanhas políticas mundo afora, para auxiliar em lançamentos de campanha. O app permite aos usuários enviar mensagens de foto que duram por alguns segundos e desaparecem depois de serem vistas pelo receptor. Outro recurso chamado “histórias” permite aos usuários postar snaps que são visíveis para todos os seus amigos, ou para o público, até por 24 horas após a sua criação, para em seguida, também desaparecer.
Use o recurso de “história viva” da snapchat para agregar e exibir fotos e vídeos postados por usuários em seus eventos de campanha. É ideal para se usar em um comício ou qualquer evento do candidato, compartilhando fotos postadas por aqueles que compareceram, podendo ser salvos e editados em “história” para aumentar a visualização.
Tal como o Facebook e o WhatsApp se destacaram em 2014, é agora esperado para a eleição deste ano com o o app que apaga mensagens, algo que imita uma conversa, pois ficará apenas na memória do usuário. Isso pode ser uma arma estratégica na sua campanha.
Nos 10 anos de vida o digital social rapidamente tem crescido muito em importância, a ponto de se tornar essencial numa campanha política. As coisas tomaram uma dimensão tal que o Facebook, por exemplo, se tornou uma rede para pessoas com mais de 30 anos, pois eles migraram em massa para plataformas como WhatsApp, Instagram, Pinterest, Tumblr, e Snapchat.
O aplicativo se tornou muito popular com os jovens, que rapidamente se atraíram com o estilo digital da mensagem efêmera. O crescimento expandiu funções do aplicativo de mensagens para além de um-para-um, e agora também permite transmitir a uma audiência de seguidores. Os candidatos já começam a experimentar as mensagens passageiras, lançando suas postagens cotidianas para seguidores.
A ver tendências já apontadas em outros países, o Snapchat é incrível como os jovens adoram fazer declarações indetectáveis sobre suas preferências políticas, tipo, “pegou, pegou, não pegou, passou”. Obviamente essa mania se espalha fácil. São massivas as postagens de eleitores mais novos documentando comícios de campanha, eventos e discursos nos EUA, na corrida presidencial, tudo em um flash de tempo. Tudo indica que em comunidades locais a plataforma será muito bem recebida, onde muitas vezes o anonimato de uma fonte de notícia pode ser um fator importante.
Um grande problema do app é a escassez de métricas, pois os dados somem junto com as postagens. Isso é um grande obstáculo para incluir o Snapchat em estratégias que tem de ser contornado. Porém, essa dificuldade deverá ser um desafio para os gestores mais criativos, pois a inovação não se encontra apenas na invenção de novas tecnologias, como também em seu uso. O objetivo é aumentar a exposição, procurando inventar truques de ressonância da presença do candidato a vereador em outros meios para quantificar os resultados. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de familiaridade com as mídias sociais sabem que elas podem superar facilmente mídias como outdoors ou cartazes sanduíche muito facilmente. Ressaltando apenas que os meios mais antigos ainda são muito respeitados pelos mais eleitores velhos. O fato é que a plataforma atende muito bem o objetivo primário de simplesmente ser visto. Uma consultoria profissional pode fazer a inclusão desse recurso com inteligência.
*Snapchat é um aplicativo de mensagens com base de imagens. Com o aplicativo, usuários podem tirar fotos, gravar videos, adicionar textos e desenhos à imagem e escolher o tempo que a imagem ficará no visor do amigo de sua lista. Com a nova atualização é possível iniciar uma conversa com texto ou vídeo com seus amigos, mesmo sem ativar sua câmera para conversar. O tempo de cada snap é de 1 a 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista pelo tempo escolhido pelo remetente. A imagem é excluída do dispositivo e também dos servidores. Também é possível adicionar filtros nas fotos, salvar as fotos tiradas no app no computador e anexar arquivos ao bate-papo dentro do Snapchat. De acordo com pesquisas realizadas pela AVG Technologies, o Snapchat é o aplicativo que mais consome bateria dos smartphones com a plataforma Android. Os principais motivos para o alto consumo de bateria seriam a utilização do GPS, wifi, câmera e redes de dados do smartphone ao mesmo tempo. Em Novembro de 2015, o Snapchat lançou novas ferramentas dentro do app, como novos filtros de aceleração, câmera lenta e exibição de vídeos ao contrario (de trás para frente). Esta última ferramenta só está disponível inicialmente para a plataforma IOS. (Extraído do Wikipédia)
Lembre-se: PENSE SUA CAMPANHA COM INOVAÇÃO, É DISSO QUE PRECISAMOS!!!
Caso queira reservar sua vaga para nosso curso focado em Marketing Político Digital, CLIQUE AQUI
E aproveite seu Carnaval!!!