É incrível como um grande número de candidatos notáveis, inclusive autoridades já eleitas, têm presenças muito ruins na web. Juntamos aqui uma relação de erros que têm se repetido em campanhas políticas na internet.
Muito cuidado nas suas campanhas digitais! É preciso de muita atenção nessa hora!
Facebook e Twitter são redes sociais, mas são diferentes na forma de utilizar. Cuide para que os posts que serão entregues em cada uma mídia sejam tratados especialmente. Pois o face permite você escrever o quanto quiser (mas não abuse dessa função), enquanto o Twitter permite textos de apenas 144 caracteres, assim postar automaticamente nas duas redes pode ser um tiro no pé.
Evite usar a página do Facebook para despejar press releases e declarações oficiais. Isso é um erro que quase todos cometem. Em vez disso, faça uma mensagem personalizada que resuma o conteúdo que você deve anexar, e certamente será por isso bem recebido. Mas o ideal é postar fotos, vídeos e mensagens curtas.
Na sua fanpage faça com que o título seja apenas o nome do candidato e nada mais. Por que isso? Porque assim fica mais fácil de ser encontrada. O Facebook não permite a alteração de um título da página se há mais de 100 nomes, e não uma boa sensação você sentir que sua página que foi tão bem trabalhada está com o nome equivocado.
Você pode criar fanpages relativas a projetos que você faz parte, e isso também pode ser uma boa estratégia de ter novos pontos de conexão com seu público.
Instagram também tem outra dinâmica, é preciso postar fotos e imagens interessantes, que façam sentido, uma mistura equilibrada do perfil profissional e pessoal, que é muito importante na sua comunicação digital.
Sites e páginas em redes sociais não podem ter informações de contato mal acabadas, como um endereço completo, número de telefone e um endereço de e-mail básico para o escritório da campanha em cada página. E você tem que ter uma equipe sempre pronta para dar respostas e estabelecer contato (com um mínimo de conhecimento, é claro).
O e-mail de uma campanha profissional deve refletir capacidade e exatidão. Para isso evite o amadorismo de usar e-mails pessoais, não dispense o email profissional, com um nome que traga a campanha para o mundo do arroba.
Lembre-se de colocar as principais premissas da sua causa nas suas plataformas. Não esqueça que muitos visitantes não estão familiarizados com essas ideias.
Quando for montar seu site, escolha seu domínio com inspiração. Ele deve trazer seu nome ou o título da campanha bem estampado, pois os motores de busca irão levar isso em conta. Qualquer profissional de marketing digital com alguma competência pode adquirir endereços adicionais que encaminhem para seu endereço, evitando que inimigos façam isso para outros caminhos.
Um site não é um anúncio de TV, portanto mais competência e menos extravagância de gosto duvidoso. Planeje sua plataforma para qualquer visitante tenha facilidade de usar (usabilidade), e que os motores de busca encontrem todos os detalhes facilmente, porque foram indexados de maneira adequada. Pense, como exemplo, os jornalistas entram muito rapidamente procurando informações que devem ser achadas de maneira rápida e fácil. De preferência, peça ao seu programador para deixar funções que possam ser alteradas por sua equipe rapidamente.
Não coletar endereços de email dos visitantes é um erro colossal. Evite isso colocando várias chamadas à ação por todo o site e nas páginas sociais. É uma tática simples que a maioria não pratica. As chamadas à ação são “ganchos” que existem convidando as pessoas a se inscreverem para receber posts, participar de eventos, ou mesmo opinarem sobre um tema.
Não deixe de fazer algum boletim semanal ou mensal. Se você não quer se envolver na implantação e manutenção de um blog, que é a escolha ideal, pelo menos envie boletins mensais para seus seguidores através de e-mails. Essas publicações são chamadas de newsletters. Ele é fácil de escrever e não custa bem barato para entregar a grandes listas. Mas desconhecer o poder o novo email marketing, focado no relacionamento, entrega de valor, e na conversão, é perder uma grande estratégia!
Mantenha apenas uma conta nas redes como Facebook ou no Twitter. Com a exceção da fanpage do face, que deve convergir com seu perfil pessoal, qualquer outra conta só atrapalha para você ser encontrado nesses sites, é como ser atingido por fogo amigo, ou fazer concorrência com você mesmo, uma grande burrice.
Alguma emoção em seus tweets é bom, mas evite o melodrama. A linguagem clara e limpa é a melhor comunicação para o dia a dia no microblog.
Não mire na quantidade, procure contar com a qualidade dos seus seguidores. É importante que você acompanhe os números daqueles que voltam, curtem e leem suas mensagens, o que é oposto daquela multidão que aparece quando você faz um post viral ou promove com dinheiro. Esse grande número é tático para ampliar sua base, mas, a verdade está naqueles que interagem verdadeiramente convertidos.
Gostou do post? Por favor, opine, suas ideias ajudarão bastante a construir novas abordagens:
Gostaria de agradecer as diversas respostas que recebemos a pesquisa que estamos fazendo para conhecer melhor as dúvidas e problemas dos nossos leitores. Gente de todo o Brasil e de outros países tem mostrado interesse no assunto e nas possibilidades do MPD, estamos muito felizes com o retorno! Se você não respondeu a pesquisa e quer responder CLIQUE AQUI. Lembrando que essas dicas por email compõem uma prévia do CURSO DE MARKETING DIGITAL PARA CAMPANHA DE 2016.
Estamos oferecendo um treinamento em profundidade em Marketing Político Digital que pode melhorar o seu conjunto de habilidades. Com módulos que você pode trabalhar juntos ou em qualquer ordem, com um simples teste no final de cada módulo, para testar seu conhecimento. Na conclusão do curso será emitida certificação.
Resumo do curso:
Modalidade: 100% curso online
Início: o curso será liberado após a quitação da inscrição. O acesso estará livre, podendo ser feito a qualquer momento, com login e senha, de acordo com a conveniência do usuário.
- PROGRAMA
- CONHECENDO O MARKETING POLÍTICO DIGITAL
- DEFINIÇÃO DE CANAIS
- REDES SOCIAIS
- MARKETING DE CONTEÚDO
- E-MAIL MARKETING
- FERRAMENTAS E MONITORAMENTO
- GESTÃO DE CRISE E INOVAÇÃO
- LEGISLAÇÃO
- DICAS PRATICAS
Além do programa do curso você terá acesso a Hangouts para tirar dúvidas, arquivos para acompanhamento do curso e ganhará o nosso e-book sobre Marketing Político Digital.
Essa será uma turma inédita para o ensino do Marketing Politico Digital no Brasil. Se você quer dar um avanço na sua carreira ou na sua campanha, você chegou ao lugar certo.
Clique abaixo para completar sua inscrição no curso do MPD!
#marketingpoliticodigital
Acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/marketingdigitalparapoliticos
E fique atento, sempre trazemos novidades! 😉