Marketing de Contéudo é toda estratégia que envolva a criação de conteúdo para atrair visitantes e transformar em clientes. Esse conteúdo pode assumir diversas formas como textos, vídeos, infográficos, postagens, artigos, matérias, dicas, imagens, animações, ebooks, audiobooks, entre outros.
Para entender como o Marketing de Conteúdo é aplicado ao Marketing Político é necessário analisar cenários e a temperatura do debate político em cada região, bairro, cidade, estado e no país. Cada lugar vai ter uma forma melhor de se abordar seu conteúdo. Mas afinal, o que seria CONTEÚDO PARA POLÍTICOS?
Conceito para uma marca não é feito do dia para a noite, como a imagem de um político, também não. O político precisa conversar com seu público e mostrar quem ele é. É aí que entra o conteúdo. Usar o marketing de conteúdo como estratégia para sua imagem não é ficar falando apenas de você, mas saber qual o ecossistema de informações que sua região marca abrange. Também deve oferecer o que atinge e faz sentido para seu publico ser atraído e se engajar por sua ideologia, por sua campanha. A melhor estratégia para isso é oferecendo conteúdo relevante para seu possível eleitor. Assuntos que chamem atenção dos seus amigos, inimos, eleitores, simpatizantes, assunto relevante para chamar atenção da sua região. Centenas de milhares de usuários interagem com essas redes sociais, curtem, compartilham, comentam os posts, e são com essas estratégias que se tem com uma receita simples, complementando a propaganda tradicional, com o engajamento social. Mas, não se engane, essa estratégia é muito eficiente para atrair resultados positivos para sua campanha, atrair novos eleitores, engajar pessoas, descobrir demandas, abrir caminhos.
Quando divulgamos uma imagem, gerando conteúdo em alta escala para diversas redes, conseguimos um resultado praticamente matemático, de ficar melhor posicionado nos resultados das buscas do Google, por exemplo. Quando se aparece mais no Google, consegue-se mais visitas e mais resultados.
Em um mercado super-competitivo, a empatia é fundamental na decisão pela escolha do voto.
E porque investir em marketing de conteúdo?
A primeira é que o ROI (retorno sobre investimento) do Marketing de Conteúdo está mais do que comprovado. E tem diversas outras que já foram testadas e obtiveram excelentes resultados, vamos a elas:
- Marketing de Conteúdo é o novo SEO e o coração do sucesso online!
- Conteúdo é a alma de uma marca!
- 70% dos consumidores sentem-se mais próximos de empresas que eles consomem conteúdo.
- 78% dos usuários mostram-se mais dispostos em engajar em empresas que fornecem conteúdo útil para ele.
- Empatia de um usuário é fundamental na decisão de compra.
- O conteúdo ajuda a aproximar os valores dos usuários à marca em si.
Estão procurando por soluções, por um político de verdade, por um verdadeiro representante do povo, e você precisa aparecer!
O marketing de conteúdo parte do princípio que haverá usuários interessados na informação criada pela marca, seja algo inspirador, como um post no Facebook, ou um artigo técnico, como uma matéria em um blog. Os usuários buscam por informação de acordo com seu interesse em assuntos específicos, e querem informação relevante. No momento que o usuário encontra o conteúdo da sua pessoa sobre o assunto que ele se interessa, nesse momento se inicia uma relação com tem o foco de atrair, envolver, e, claro, conquistar o voto.
O objetivo é o engajamento! É preciso fazer com que o usuário digital te encontre, te conheça, e simpatize com você. E parar isso precisamos usar as ferramentas corretas.
A web pode as vezes, não ser o local do fechamento do negócio, mas na decisão pela compra. Quer um exemplo? A empresa Tecnisa, de São Paulo, sempre foi pioneira em estratégias de marketing digital e conteúdo e tem presença hoje em um blog e em redes como Facebook, Twitter, Pinterest. Google +, Youtube, FourSquare, SlideShare, FlickR e LinedIn, dentre outras. O resultado desse volume de conteúdo em tantos locais distintos (e simultâneos) é matemático: em 2013, 40% de suas vendas foram originadas a partir da web, incluindo mais de R$ 20 milhões a partir do Facebook.
Vamos estudar este tema e pensar no posicionamento dos novos políticos que buscam alternativas criativas de relacionamento e construção da sua identidade. Vamos pensar como inovar na web, terreno que TODO político quer saber como se sair melhor!!! Você precisa sair na frente!
Como desenvolver estratégias matadoras e conquistar votos, simpatizantes, buzz, ser falado na cidade, como conseguir esse feito?
A crise que assistimos, ou melhor, vivenciamos, em sua essência, é Moral e Ética. A internet é o melhor terreno e de onde vai surgir os novos líderes.
Esses novos líderes não serão mais construídos pela mídia tradicional, o mundo mudou! O eleitor mudou! Só falta você!
Frente a esse novo cenário, a pergunta é: como criar o posicionamento político correto na internet para as eleições 2016?
Não acredito que este tema não deva estar na pauta do dia, de todos os políticos, e principalmente para os políticos que estão nos municípios de pequeno e médio portes.
Entender os fenômenos que vão ditar os rumos da política nacional faz total diferença. O mundo digital mudou o jeito de se ver, de se fazer marketing político.
A força de quem está mais próximo dos eleitores, trabalhando na base, ganha relevância redobrada após a desconstrução de modelos arcaicos e totalmente saturados.
É possível sim, enxergar algo além de tudo o que está ocorrendo. Uma coisa é certa, a coerência com causas de engajamento social é o grande alicerce, independente de todas as turbulências. E marketing político digital não é ter presença em redes sociais, e ficar postando um monte de coisa que só interessa a você e seu time. É preciso saber fazer o marketing político digital de maneira correta e profissional, com planejamento, equipe, cronograma, pauta, estratégias, tudo que é necessário para que um político se destaque nas eleições de 2016!
Claro que os reflexos na forma de fazer política são inevitáveis e os caminhos ainda não estão tão claros. E não poderiam estar. É aí que temos uma grande oportunidade.
Tenha certeza de que a Nova Política ainda terá que ser construída. O momento exige decifrar novos mapas, novas rotas. Não adianta mais ter velhos mapas. Não adianta fazer o marketing político como antigamente, não adianta! Estamos vendo isso com nossos próprios olhos.
Vamos às cinco tendências que revelam a força do Marketing de Conteúdo para as eleições de 2016
1 – Quais são as suas Causas?
O Engajamento e as causas do candidato serão cada vez mais valorizadas pelo eleitor. O segredo será a maneira de se apresentar essas causas, a condução dessa conversa, o formato da campanha, sua criatividade, suas alianças, sua equipe digital, seus mobilizadores, seus militantes na internet.
2 – Posicionamento
Somente com um posicionamento adequado é possível gerar engajamento. Como criar esse posicionamento? Aí entram grandes estratégias, principalmente focada em marketing de conteúdo.
3 – Estratégia
Com base nestes dois fundamentos anteriores é necessário definir as estratégias. Mas não pense que esta definição é tão simples assim. Onde vamos agir? Qual o objetivo? Quais as metas? Quais as ações? Qual o diferencial? Quais os níveis de conteúdo? Como vou otimizar o relacionamento?
4 – Medições
Toda estratégia deve ser construída colaborativamente e ter indicadores de medição. Se você não pode medir, você não pode gerenciar.
5 – Ferramentas
Pois bem, quais são as ferramentas para aplicar e medir suas estratégias? Todos os profissionais de marketing digital e de marketing de conteúdo sabem quantas ferramentas precisamos usar para otimizar o nosso trabalho. É preciso de um planejamento muito bom para escolher as ferramentas corretas e otimizar o processo de campanha. Pode parecer fácil, mas pouca gente no Brasil sabe implementar da maneira certa as estratégias que estamos falando.
O óbvio tem que ser dito. O aprofundamento nestes cinco pontos podem revelar novos mapas e respostas de grande valor social. Este é o momento para pensar em como sair lá na frente. É preciso sair na frente! É preciso saber aproveitar o poder da pré-campanha! Acorde em quanto é tempo!
Compartilhe este post, acompanhe nosso blog, fique atento as novidades!