Um rápido balanço de quais são os elementos mínimos para você pensar na sua campanha eleitoral na internet.
Quando as técnicas do marketing digital são aplicadas em disputas políticas e eleitorais, dá-se o desenvolvimento do chamado marketing político digital, o MPD, que não é só um acréscimo de uma palavra, mas um vasto oceano de possibilidade com regras super-especiais para operar. O MPD é a versão ampliada e contemporânea da antiga comunicação política no digital. O objetivo aqui é aproximar eleitores de candidatos através das novas comunicações. Isso justifica a necessidade de profissionais qualificados para desempenharem papeis importantes nas campanhas modernas. Se você é candidato ou vai operar numa campanha municipal veja importantes aspectos do MPD extremamente utilizadas por campanhas vitoriosas.
Compreenda quem é e o que sente seu eleitor
Para executar qualquer estratégia você terá que antes de tudo conhecer onde você pisa. Quem é seu público-alvo, onde ele mora, trabalha, circula, sexo, idade, poder aquisitivo, telefone, e-mail, perfis sociais, etc. Monte um mapa de quem é possível de aderir à sua mensagem no cenário local. Principalmente, conheça suas principais queixas sobre a condução política municipal. Sem o quadro acima você está em risco de se enganar de maneira fatal sobre seus eleitores. Sua equipe deve ter esses dados ou parte deles em constante atualização. Observar essas medidas pode impactar positivamente sua campanha na web.
Pense que o vereador eleito tem de olhar para os objetivos da cidade, principais projetos e melhorias de infraestrutura que vão desde o crescimento da comunidade, para o uso da terra, para as finanças, para planejamento estratégico, etc. Esses deveres e responsabilidades podem ser resumidos como “Faça o melhor para representar seus eleitores só depois que você já viu às necessidades da cidade como um todo”. Você deve mostrar que possui esse conhecimento, mas tem de enfatizar a cada segmento que sabe o viés que importa.
Candidatos que não são capazes de identificar as demandas políticas da sociedade em uma eleição dificilmente vão conseguir ser bons políticos. Por isso, ainda que você tenha ideias originais e seja um candidato ideológico, tente validar as suas propostas junto a grupos de entrevistados. Por vezes, apenas o modo de apresentar pode fazer toda a diferença.
As informações estão escaladas, agora mais que nunca os eleitores costumam ser bombardeados com inúmeros tipos de propaganda política. Ironicamente, porém, esses conteúdos não são capazes de diminuir a indecisão das pessoas sobre quem votar – principalmente para cargos legislativos.
Ainda por cima, com o país vivendo um grande impasse, é evidente que há uma questão política por trás de toda comunicação de interesse social. Com uma quantidade cada vez maior de propostas genéricas, o eleitor protela a decisão de voto enquanto não tiver uma ideia clara de quem será seu candidato. Por isso você deve lançar mão de estratégias de comunicação segmentada. Isso significa, resumidamente, produzir materiais específicos para determinadas localidades ou grupos de eleitores – e só distribuir a quem interessa. Um conteúdo com propostas claras para um determinado bairro, se distribuído para moradores daquele local, pode ter uma taxa de conversão em votos maior do que uma outra publicação com propostas genéricas.
Trabalhando o social digital
A chave para o sucesso no social é um forte engajamento, mas organizações políticas têm diferentes níveis de recursos, seja de dinheiro ou mão de obra. Torne o engajamento mais focado, identificando e priorizando aqueles suportes de mídia social (ou potenciais apoiadores), com uma audiência online maior e, mais importante, uma maior influência. Trabalhando com uma forte base de influenciadores, você pode aumentar a sua influência online.
Faça testes AB para acompanhar de perto todos seus esforços de Marketing Digital: Se você estiver executando anúncios on-line ou campanhas de e-mail, qualquer coisa digital pode ser testado e otimizado. Soluções que fazem testes AB para sites e aplicativos móveis ficam mais fáceis. Testes AB para compartilhamento social podem indicar os melhores conteúdos, e como impulsionar os esforços de campanha, principalmente dada a tremenda fonte de tráfego para sites fornecida pela mídia social. Isto irá promover uma maior sensibilização e taxas de conversão de aquisição superior, levando a mais vitórias.
Ao contrário de repostar o mesmo conteúdo no Facebook, Instagram, Twitter e outros sites de mídia social, você precisa entender que tipo de conteúdo funciona melhor em uma determinada plataforma. É um conteúdo positivo ou negativo mais provável de ser compartilhado? Gráficos ou vídeos? As mensagens do candidato, seus familiares ou seus apoiadores? Que questões são os seguidores mais propensos a entrar em ressonância? Em uma época de inflação de informações e déficit de atenção, é decisivo deliberar sobre o que é fundamental para você postar para maximizar o alcance.
Organizando a equipe
A equipe de uma campanha política digital pode envolver os mais diversos papeis. Quando os recursos são escassos, a equipe tem de ser pequena. Quando as campanhas são grandes, podem envolver centenas ou milhares de pessoas. O fato é que sem uma equipe motivada e compromissada você não pode encarar nenhuma batalha, quanto mais uma guerra. O candidato tem que ter a preocupação de criar motivação e capacitação de todos os envolvidos. Por ser um trabalho de curto prazo, a motivação pode ser tanto ideológica (como no caso dos voluntários), como também sob o aspecto do desafio profissional (para membros que executam um trabalho remunerado). Não descuide dessa medida.
Embora possa ser tentador para campanhas tentar solucionar tudo apenas com suas equipes digitais, essas iniciativas podem não ter os recursos para desenvolver e implementar tecnologias que ajudam escalar a comunicação. É por isso que faz sentido fazer parcerias com empresas de ponta para alugar ferramentas e gerar mais tráfego segmentado. Essas empresas podem ajudar as organizações políticas de maneiras impactantes. O dia da eleição está daqui a alguns meses de distância, agora é a hora de começar a inovar e explorar as mais recentes armas para equipar o seu arsenal digital para as batalhas eleitorais que se avizinham. Organize seu exército.
A arte de contar a história
Antes mesmo de redigir as mensagens de campanha é preciso pensar em uma coerência discursiva que esteja acima delas, de tal modo que os seus eleitores fiquem sempre motivados a defender o que você propõe. Na prática, pense sua campanha como uma grande série narrativa. E quando sua história é bem contada, todos os seus seguidores ficarão mais encorajados a defender a sua campanha com unhas e dentes. Uma boa história deve justificar sua candidatura, explicando porque é importante o voto em você . O exercício da construção dessa história inspirará a formulação de propostas mais coerentes. Em última análise, evitará contradição de todo tipo na comunicação. Importante lembrar que uma boa narrativa é aquela que, além de convencer, encante o eleitor.
Enriqueça o artigo, deixe aqui seu comentário: