Já existem grandes precedentes de ativismo sociopolítico na Internet, para conhecimento de todos aqueles que quiserem trabalhar nesse campo, sejam eles políticos ou profissionais de marketing.
Os candidatos deverão construir um painel de ideias que estimularão adesões, ou seja, pela Internet, ele será apoiado por pessoas que realmente acreditem neles. Para que isso aconteça eles deverão provocar paixão, união, transformação e objetividade nos projetos, pois o marketing político será necessariamente focado em valores, características do Marketing 3.0. A questão do planejamento é elevada a prioridade máxima quando se trata de campanha na Internet, para produzir engajamento numa rede de pessoas motivadas, trazendo voluntários para estimular apoio aos candidatos ou à suas propostas.
Os profissionais de marketing sabem que a web é um meio novo e está provocando uma reinvenção nas comunicações, como nunca aconteceu na história humana. Tudo está completamente diferente de qualquer coisa anterior. O eleitor plugado tem mostrado que é um interativo formador de opinião e buscador de informações que alimentem sua produção de conteúdo. Essa produção cada vez mais se expande e se espalha em blogs, redes sociais e outros. Por tudo isso, é importante que suas páginas sejam encontradas na web, logo, uma boa indexação é primordial.
O ativismo ambiental em todo mundo mostra competência no Marketing Político Digital, antes de tudo porque uma campanha online é sustentável, não necessitando de montanhas de papéis, cartazes, banners, entre outras peças como faz o marketing tradicional. Os ambientalistas são os grupos que mais tem usado a Internet em ativismo político. A ONG Amigos da Terra, na Inglaterra, conseguiu fazer grandes campanhas digitais e atrair atenção para suas causas, pressionando o governo inglês a levar em conta suas reivindicações, o que inicialmente era negado.
O mais importante para um candidato é a visibilidade de sua imagem associada a valores que possam responder aos anseios por liderança no seu segmento social, o que, consequentemente, o tornam uma opção palatável.