Uma conversa de surdos, agora é sentar e esperar democraticamente que os políticos amadureçam. Muito mais se poderia fazer.
UM debate sem dialogo, foi impressão que ficou do programa eleitoral na Bandeirantes (14/10), com dois participantes que não conseguiam passar emoção na maneira de se comunicar e faziam acusações mútuas. Porém, esse tempo precioso seria melhor usado para se relacionar com o eleitor, e foi jogado fora. Houve por exemplo um abuso do Estilo Maluf, caracterizado pela resposta completamente fora da pergunta, algo como autismo, demonstrando extremo cinismo. Frases curtas de efeito, cheias de adjetivos que ficam melhor em militantes em eventos coletivas, ruídos grosseiros em comunicação.
Faltando poucos dias para a grande final da eleição presidencial do nosso grande país, as pesquisas de opinião deixam muito a desejar. Primeiro pela diversidade dos resultados, segundo, pelos repetidos erros grosseiros nos resultados do primeiro turno, como já vem acontecendo há muitos pleitos anteriores, passam longe de tentar refletir as tendências eleitorais. E o mistério da disputa continua garantido para o observador bem informado.
COMUNICAÇÃO DEFICIENTE DOS CANDIDATOS NO DEBATE E O MPD PRESENTE, MAS SEM SER DIMENSIONADO APROPRIADAMENTE
Aécio Neves tentando sempre investir com acusações de corrupção, com uma comunicação fragmentária, inútil para apresentação de plataforma política. Dilma Roussef sempre mostrando suas realizações de modo burocrático que para manter o observador atento é preciso muito café. Mas algo aconteceu e nos diz muito a respeito. Ambos contendores sempre mandavam que o expectador confirmasse informações nas suas respectivas plataformas digitais. É onde “a verdade” está, mandando o eleitor verificar sempre a verdade na internet, atualizando site em tempo real. Hoje, o site do TCE saiu do ar, devido ao número de acessos. Essa é a essência do que estamos participando: o digital está influindo seriamente e alterando todos os elementos dessa guerra civilizada pela via democrática. Estaremos nesses dias refletindo os efeitos diretos do marketing político digital no maior acontecimento político do Brasil.