Essas são apenas algumas dicas simples, a maioria relacionada ao seu Facebook. Você deve estar atento!!!
1 – Não desenvolver página social criada:
Tenho de usar um clichê batido sobre isso: é um tiro no pé. Quando você encontra um perfil sem foto, sem publicações atualizadas, você não coloca crédito naquele candidato. No mínimo vai ser visto como preguiçoso. É algo como chamar atenção para não dizer nada.
2 – Não promover as páginas criadas:
Existem mitos sobre milagres de peixes, mas isso é do campo do sobrenatural, pescar tem ciência. Você só será encontrado por seu público se conseguir chamar a atenção dele. Você criou uma página no Facebook, então precisa promover para os eleitores e simpatizantes. Divulgue seus endereços (site, blog, redes sociais) integrando as páginas de maneira simples, fazendo que elas falem umas das outras, com links que levem as pessoas que gostarem de seu conteúdo a conhecer todas as páginas, e fidelize para que elas fiquem nesse círculo multicanal. Esqueça que seu site fará algo sozinho, como muitos fazem esse erro tão ingênuo.
3 – Deixar de priorizar a fanpage:
A página promocional no face é a fanpage, ela permite que você tenha mais de 5.000 seguidores, o que não é permitido ao perfil pessoal, além disso você pode promover comercialmente a página, desde que não esteja no período eleitoral, com restrições legais. Isso pode lhe dar um alcance ilimitado no sentido literal do termo. Você pode ter um alcance com a fanpage que supere facilmente os meios de mídia corporativa de sua região, como rádio, televisão e jornais. Vai dispensar esse canal?
4 – Negligenciar a criação de uma um endereço personalizado do Facebook:
Assim que uma página atinge um certo nível de “Curtir” (atualmente 25), uma url (o endereço onde é escrito domínio) personalizada pode ser configurado para a página, o que torna muito mais fácil de lembrar. Por exemplo, a URL padrão para a sua página traz o nome do facebook e pronto, mas você pode incluir seu nome. Por exemplo, seu nome é Pedro Matos, sua url será: http://www.facebook.com/pedromatos, e não https://www.facebook.com/pedro-128313500613552/isso vai ajudar bastante em muitas ações de marketing.
5 -Nunca olhar para as Facebook Insights:
Esquecer de olhar as informações das fanpages é uma bola fora. A ferramenta lhe entrega aquilo que há pouco tempo atrás só políticos endinheirados podiam dispor com fortunas: pesquisa sobre o perfil de quem está interessado em sua mensagem. Ali você encontrará que pessoas interessam e como, por sexo, idade, localização, os melhores horários para postagem e os que mais interagiu com tipo de mensagens, o número de pessoas alcançadas através de um post, número de interações com um post, quantas vezes a página foi vista. Vai perder esse filé estratégico.
6 – Postar automaticamente no Twitter posts do face:
Facebook e Twitter são redes sociais diferentes, não caia na armadilha de automatizar as postagens para as duas, porque as mensagens podem sair truncadas e se tornar um desastre, além de não personalizar as mensagens para cada plataforma. O Twitter cortará o texto do Facebook e já aconteceu ficar deprimente e perigoso, além de mostrar desleixo.
7 – Usar o Facebook para despejar press releases e declarações oficiais:
Adapte esses comunicados oficiais para lançar no face. Você pode até distribuir essas mensagens na rede, mas adapte o post. Senão, é como você pegar um texto específico para profissionais e distribuir nas ruas sem nenhum preparo para as pessoas acolherem essas matérias. Soa impróprio e pouco inteligente. Caso você faça isso, não espere que os fãs realmente irão ler o que é publicado. Em vez disso, postar fotos, vídeos e mensagens mais curtas que as pessoas vão realmente olhar.
8- Comprar listas de e-mail:
Não faça essa besteira. Isso mesmo, não acredite em ninguém que lhe aconselhe a fazer isso. O e-mail bom é aquele que é entregue de livre e espontânea vontade para você ou seus colaboradores, sabendo o titular a que fim se destina. Além do mais, você estará pedindo que o público confirme se deseja continuar receber sua mensagem, do contrário é um gasto inútil de tempo, dinheiro e reputação.
Se você deseja ocupar um cargo de vereador sabe que tem de trabalhar para ganhar a disputa, como também depois da vitória, assim não pense que na internet você coloca informações, senta e espera.
Acredito que o raciocínio básico, meu caro futuro candidato, você compreendeu para tomar ações urgentes e prioritárias, para ter uma frente de campanha nessa mídia maravilhosa que está mudando o mundo para sempre. Se preferir, nossa agência, a LeWay está preparada para dar treinamento para equipes de campanha em todo o país.
Também estaremos em breve relançando o nosso curso 100% online, com vídeos pré gravados, aulas gravadas ao vivo, grupo de estudo, material complementar em texto, e outras vantagens. Caso tenha interesse garanta sua vaga assim que puder, clique aqui.