A revolução midiática está em marcha. Agora é a vez de qualquer pessoa poder transmitir ao vivo para o resto do mundo.
Mídia social agora é condição obrigatória para fazer campanha política. Os meios tradicionais, televisão, rádio e jornais que representavam a grande arma estratégica para muitos políticos em campanhas, agora foram mais uma vez duramente atingidos. As grandes redes de mídia social, Facebook, Twitter e YouTube são bastante acionadas em campanhas eleitorais para reproduzir vídeos, mas tudo indica que nas próximas eleições, outros aplicativos irão entrar em cena com muita força. Estamos todos admirados com uma aparição, é o app de transmissão de streaming ao vivo chamado Periscope.
Periscope é uma chance para se agarrar com as duas mãos para campanhas políticas. Foi relançado pelo Twitter e é um aplicativo móvel que permite que as pessoas simplesmente transmitam vídeos ao vivo. Você pode dispor de transmissão ao vivo para usar em larga escala. Mire no sentido de fazer sua equipe abraçar o live-streaming para transmitir diretamente sua campanha eleitoral, usando seus telefones e outros dispositivos. A oportunidade de transmitir um evento ao vivo é espetacular. Essa velocidade influi em um princípio básico sobre os ciclos de notícias. Quando você é a primeira fonte de informação, e tem a melhor chance de enquadramento nas notícias para atender seus interesses. O Periscope está rapidamente se afirmando como uma plataforma de mídia social, e é potencialmente uma arma poderosa na promoção da política, dos negócios, marcas, personalidades e outros interesses que podem se beneficiar da comunicação social.
Usos políticos
O Periscope pode ser acionado para transmissão ao vivo não só de eventos, encontros, discursos e debates, mas também para falar aos espectadores de dentro da campanha, em comitês e viagens, por exemplo. O app será usado por políticos para discursos públicos de radiodifusão ao vivo e privados, mas, numa linguagem mais elaborada, o Periscope será o canal ideal para mostrar o lado mais pessoal do candidato que muitas vezes o pragmatismo social não permite. É um recurso que será também muito utilizado para detratar, pois uma câmera em ação conta muito mais que dezenas de matérias escritas. Isso é uma grande revolução no jornalismo, e uma enorme inquietação para os profissionais de relações públicas que terão que fazer piruetas para neutralizar vídeos inconvenientes.
O governador da Bahia, Rui Costa, foi um dos que usou a plataforma para se comunicar:
Sensação
O Periscope chegou sacudindo com muitas perspectivas paralelas. Transmitiu o equivalente a dez anos de conteúdo por dia logo de entrada. Em oito semanas transmitiu 380 anos de conteúdo. O YouTube escaneia o equivalente a cem anos de vídeo por dia, mas não há detalhes sobre a quantidade ao vivo. Esses números fazem uma afirmação clara de que o Periscope está ganhando força e uso notável dos usuários de mídia social.
A plataforma possibilita a qualquer pessoa que desejar poder ter um canal que era privativo de celebridades. Ele permite que os espectadores não só ver em edições variadas os bastidores da transmissão ao vivo, mas também garante que todos podem ter certeza de que o que viram foi uma peça inédita e confiável, o que é um feito especular na história da política e do jornalismo. Assim, cada vez mais a transparência invade as comunicações. Aquelas velhas conspirações políticas com abordagem midiática é coisa do passado, a mentira vai durar cada vez menos.
Uma dica simples e que deve dar certo é usar esse canal para realmente “bater um papo” com seus seguidores, apresentar novidades na gestão, projetos em andamento, debater temas em questão, pesquisar, fazer perguntas… Pense em um horário para estar ao vivo, respondendo e interagindo com seus seguidores, compartilhando seus avanços, aumentando a sua relação com os eleitores, atraindo atenção, conquistando confiança…
Mãos a obra! Use e aproveite das novas tecnologias!