Você não precisa investir pesadamente em digital para fazer uma campanha suficiente para vencer, se souber usar o tempo a seu favor e criar conteúdo relevante.
Estamos a pouco mais de um ano até a eleição de 2016, mas muitas campanhas já estão montando sua estratégia digital. Queríamos mostrar alguns detalhes de visão do futuro que se aproxima nas disputas municipais, de modo que as campanhas, os comitês e agências de marketing possam incorporar essas situações.
O mercado de publicidade offline é caro e ineficiente. É líquido e certo que antes das eleições sua cidade será inundada com gastos de publicidade política em todos os cantos, por mandatos de prefeito e vereador. Você está nessa disputa? Se a resposta for positiva esteja certo que você pode operar com muita eficiência a um custo comparativamente menor, ponto por ponto, aos outdoors, cartazes, faixas, com anúncios ou vídeos online bem direcionados para os eleitores de sua comunidade, com mensuração de respostas e mapeamento de seguidores.
Já se sabe que para atingir grande público na internet é necessário conteúdo específico para o público digital, feito para provocar interatividade e engajamento. As agências de marketing e publicidade devem se voltar para a estratégia digital, com o compromisso de se tornarem interativas e capazes de entregar mensagens dirigidas em escala no meio digital. E isso não tem acontecido. Assim, é importante que o próprio candidato ou sua equipe tenham uma visão clara do conjunto. As empresas de marketing na sua maioria realmente não despertaram para o marketing digital, muito menos para o marketing político digital. É necessário saber transformar o conteúdo em tempo real quando as perguntas mostram a necessidade de uma mensagem diferente e isso não se consegue com improviso de amadores. É preciso pensar o conteúdo digital profissionalmente.
Em 2014 o eleitor brasileiro viu o mesmo anúncio de televisão reaproveitado online, e não uma mensagem digital segmentada e personalizada, para o público e o eleitor certos. Pense no conteúdo que irá fundamentar sua mensagem de campanha. Em uma estratégia que responda aos eleitores as questões econômicas, sociais e políticas de sua cidade.
Conteúdos para o público certo com a mensagem certa, criados especificamente para o mundo do @. Conteúdo com uma mensagem social dirigida a cada eleitor alvo, com monitoração total. Enquanto na TV as campanhas fazem barulho para atrair os eleitores, pode-se com rapidez e eficiência escalar uma nova mensagem com vídeo online no YouTube, o maior canal de TV do mundo.
A grande vantagem estratégica é o tempo. Faça marketing digital específico para email e conteúdo, com muito menor investimento no mercado, pois quando você se antecipa os concorrentes “comem mosca”. Até a eleição, anúncios com uma mensagens sociais irão ao ar, criando a necessidade de você mudar sua mensagem online para acompanhar o grande debate. Assim você será capaz de alternar muitas opções de conteúdo e de calendário. Por tudo isso é tão importante que você tenha um planejamento de conteúdo, e uma produção regular para manter sua estratégia.
Com email marketing, organize um trabalho criativo para: rapidamente garantir que a mensagem esteja indo para os alvos certos online – com tempo suficiente para ressoar no mundo off-line. Pense em colocar uma mensagem personalizada para cada eleitor cadastrado e organizado na sua lista, pois cada voto importa. Essa lista deve ser atualizada diariamente, retirando aqueles cadastros que não respondem num tempo estipulado, do contrário suas mensagens poderão ser caracterizadas com spam. Pense num trabalho semelhante ao da agricultura, é necessário fazer atualizações diárias.
Programe conteúdos para toda a campanha, desde já até as vésperas da eleição. Para com isso também aumentar a sua presença online. Criar um canal vídeos de sua cidade é uma pauta fundamental, com os temas que ressoem offline, fazendo rapidamente atingir grande escala. Produza uma lista de qualidade no YouTube, isso será um grande trunfo ao longo da campanha.
Comece já seu planejamento e suas ações. Não espere seu concorrente fazer isso !!!
Gostou desse post? Você quer receber nossos conteúdos com regularidade?
Baixe um capítulo do nosso livro e aguarde novidades!
Se quiser saber mais sobre o nosso curso de Marketing Político Digital focado em 2016, clique aqui.