O planejamento da campanha de marketing político digital é uma etapa fundamental no desenvolvimento de uma presença digital de qualidade, e que dê algum resultado positivo nas urnas. Da mesma forma que uma campanha tradicional precisa de planejamento antecipado, em se tratando de marketing político digital, ele tem tanta ou maior importância. É preciso planejar, é preciso de tempo, é preciso de tática, é preciso de equipe, é preciso de plano. E um bom plano!
Apesar de muitas informações a respeito da candidatura seja feita de ultima hora, em termos de definição de estratégias de marketing político digital, podemos sim pensar e planejar com antecedência e deixar a estratégia, ferramentas e pessoal preparados para quando estiver tudo acertado. É preciso começar a campanha com isso pronto, e sabemos que quase isso nunca acontece. Esse é um dos principais problemas do MPD, recorrente, onde a maioria dos políticos saem atrás, e deixa brecha para quem souber se planejar para 2016, já sair na frente!
O planejamento é a arma mais eficiente para uma campanha na Internet, e MPD essa questão fica ainda mais crítica. Na internet o tempo é outro, o tempo de resposta é outro, precisamos estar preparado para as mudanças e possibilidades que possam surgir, é um campo vasto de opções, é preciso inovar e pensar fora da caixa, não dá pra fazer feijão com arroz. Quais são os nossos objetivos? O que queremos? Como faremos para isso? Do que precisamos? Qual o nosso plano? Qual o nosso cronograma? Qual o nosso recurso financeiro? Quais os nossos recursos humanos? Do que vamos precisar? O que precisaremos monitorar? Qual é o cenário? Quais as vantagens? Quais as ameaças? Isso são apenas alguns pontos que precisam ser discutidas num planejamento estratégico de marketing político digital.
Ponto de partida: FORME SUA EQUIPE!
Realmente é preciso ter gente qualificada a frente da campanha digital mas no caso de faltas de opção é preciso focar no lugar certo e otimizar a sua equipe disponível. São duas as opções, formar gente da própria equipe ou terceirizar o serviço.
Cursos de Marketing Político Digital ainda são poucos no Brasil, e poucos profissionais estão aptos a ensinar esse tipo de trabalho que une conhecimentos e sensibilidade do marketing político tradicional com as inovações que o marketing digital. É nesse campo que a internet, as novas mídias, através de estratégias, ferramentas, e uma boa equipe, possam somar as campanhas políticas. É um novo jeito de se fazer campanha, num novo ritmo, com uma nova geração.
Realmente, é preciso qualificar-se. No marketing político digital não há mais espaço para amadores e infelizmente, ainda tem gente achando que fazer perfil e postar em redes sociais é fazer marketing político digital, e sabemos que é muito maior que isso, e precisa ser levado a sério e conduzido por profissionais altamente capacitados.
No próximo post vamos falar sobre alguns pontos principais a serem observado no planejamento estratégico do Marketing Político Digital.
Quero lembrar a você, que lançamos o nosso Ebook sobre Marketing Político Digital, e estamos produzindo um curso para turbinar sua campanha política de 2014!
Baixe um capítulo de degustação do nosso livro digital, você vai gostar!
www.marketingpoliticodigital/livro
Abraço e até breve! 😉