Em 2012, a renovação nos mandatos de vereador atingiu a 60%, candidatos com carreiras sólidas fora das câmaras municipais. Muita reprovação vem do desempenho do vereador na melhoria da qualidade de vida das cidades. Ele deixou áreas sem assistência, como educação, saúde, segurança, habitação, lazer, etc. Nos tempos de intensa comunicação, não é a melhor estratégia para o vereador ficar longe do debate. Tem de ter comunicação! De nada adianta fazer um excelente desempenho e não defender essa ação junto ao eleitor. Ele é quem garante o vereador, o munícipe. O eleitor não sabe o que acontece na Câmara Municipal, é preciso que o vereador lhe mostre, da maneira mais próxima, pois é o que se deseja de representantes municipais.
É necessário e urgente para o vereador criar canais para ter um relacionamento direto com seu eleitor, com uma comunicação atualizada. O marketing político digital – o MPD, pensa exatamente como fazer esse diálogo uma forma mais criativa e eficiente na internet. Como construir uma imagem positiva do parlamentar, compondo seu perfil para que ele se diferencie e apareça no cenário político em que atua. Não espere para começar sua divulgação na internet no segundo semestre de 2016, quando a Justiça Eleitoral declarar as restrições de campanha, aí certamente, será tarde demais.
Se você é vereador, tenha certeza disso: o melhor momento para começar sua campanha na web é agora. Porque tudo na internet cresce a números estratosféricos, mas é necessário um tempo de maturação, quando as comunicações orgânicas se estabelecem. Sua fanpage deve crescer devagar, mas, agora é hora proativamente, pois a lei permite. Assim, quando você for convocar seu apoio sua voz será mais ouvida.
Pense claro, você tem um foco para defender em seu mandato? Qual são suas prioridades? É muito importante produzir conteúdo de relevância sobre esses assuntos que você mira. Vídeos, pesquisas, textos, eventos, online e offline, assim você estará associado com essas causas que escolheu. Esse conteúdo circulando será o seu melhor cabo eleitoral.
Senhores pretendentes aos cargos de edil municipal, construam suas presenças na internet, com carinho, transparência, inspiração e transpiração. Será sua grande mídia especial, ou melhor ela terá o tamanho que você fizer. Pode ser um gigante brilhante ou um completo fantasma na web. Mas, parece que um vereador não é agente secreto, seu trabalho é integrar sua comunidade em torno da cidadania, com muita visibilidade. Vamos arregaçar as mangas e descascar as batatas!