Na internet pode estar a conquista de um lugar na câmara municipal e a importância do representante municipal que pode ser ampliada.
A eleição de um vereador é muitas vezes decidida por apenas um punhado de votos. Mesmo um único voto pode fazer a diferença entre vitória e derrota. O perfil de um representante político municipal é dar voz àqueles não conseguem ser ouvidos, por isso esse candidato seria o que deve estar mais próximo do cidadão, de onde saem o grupo que elege o discurso do candidato como a sua escolha para falar no arranjo municipal. Qualquer política tem sua base no município e o vereador está entre aqueles líderes que fazem articulações com seus pares da cidade, que acompanha as famílias do berço à sepultura, é o mais municipal dos escolhidos, pois o prefeito volta-se às questões de gestão e geralmente é menos acessível.
Toda política é local e a mídia social é quem melhor faz isso, nem tente ficar fora delas. As mídias sociais têm sido usadas em inúmeras campanhas políticas como uma alternativa para os anúncios de TV, rádio e impressos. Muitos políticos modernos construíram presença na mídia social dinâmica que se estende para além de suas campanhas eleitorais. E eles conseguiram manter vantagem em discussão de temas do momento, alimentando suas reputações nesses meios. Esta é uma forma de marketing que mantém o candidato na conversa como um líder de opinião sobre uma série de temas da atualidade. Em muitos casos, é a única forma de pessoas sem muito interesse em uma campanha de descobrir sobre um candidato. Realmente, pode ser através de sua rede de mídia social a única forma de encontrar com o eleitor resistente, mas, ainda possível de aproximação. Um candidato pode ter assinantes X, mas vai chegar exponencialmente a mais pessoas por causa do efeito viral das redes sociais. Além do mais, você pode tranquilamente promover sua página nas redes de forma paga, o que aumenta o alcance. Esse recurso sempre é proibido no período de campanha pela Justiça Eleitoral.
As mídias sociais como ferramenta de campanha já é uma realidade para toda a comunidade política e é um ingrediente-chave nas estratégias de comunicação. O meio pode ser usado para espalhar a consciência sobre a sua campanha, coordenar eventos, ou levantar o dinheiro, etc. Uma campanha de mídia social bem planejadas e bem gerida irá ajudar comunicar melhor a sua mensagem aos eleitores.
Agora, se um candidato não tem uma presença na mídia social, eles estão em desvantagem. No passado, muitas vezes, as únicas maneiras de encontrar informações sobre uma eleição local era o acesso público de TV e jornais locais. Além disso, uma grande vantagem para os políticos que usam a mídia social é que é gratuito para os eleitores de usar. A mídia social permite aos eleitores a oportunidade de ouvir diretamente de funcionários e candidatos eleitos que não poderiam ter sido vistos em jornais ou na televisão. O Facebook, o Twitter, o Youtube e o Linkedin podem montar uma rede multicanal que funciona em sintonia com seu website.
Facebook trabalha para construir uma comunidade de núcleo onde os fãs podem compartilhar comentários e aprender mais sobre o candidato.
Twitter é ótimo para obter reações rápidas a informação que sai da campanha.
YouTube funciona tanto para divulgar informações de uma forma mais pessoal e de conversação de um comunicado de imprensa e pode responder a perguntas constituintes de uma forma que beneficia outros espectadores.
LinkedIn é um fórum profissional onde as questões especificas de campanha pode ser abordada através de texto ou vídeo.
Instagram é ótimo para mostrar imagens, passeios, um pouco do lado pessoal, humanizar o candidato…
*Tem outras opções, falaremos em outros posts.
Então, como começar uma bela campanha de vereador usando e-mails? Os eleitores ativos na internet são os mais propensos a se envolver em atividades de campanha. E a tendência é que eles trazem amigos. Mas a campanha de email marketing, para os eleitores potenciais tem de ser coerente, realmente fazer sentido, como todos os canais digitais.
E aí que está o grande segredo! Como conduzir? O que escrever? Como monitorar?
Para ajudar nesse processo, escrevemos um GUIA com algumas dicas bem bacanas!
Segue link: http://conteudo.marketingpoliticodigital.com/ebook-emails-vereador
Continue nos acompanhando e até breve!
Para matricular no próximo curso:
http://conteudo.marketingpoliticodigital.com/curso-marketing-politico-digital