É cada vez maior a adesão de públicos de todas as faixas etárias ao WhatsApp. É por isso que a ferramenta ganhou um profundo valor estratégico nas eleições de 2014.
As eleições irão decidir os rumos do país como um todo, como também a condução dos estados – é muito poder em jogo. Com o advento de estratégias inovadoras de marketing digital mudou o choque da disputa para outro nível, pois a internet se tornou parte integrante desta mudança de paradigma, com ênfase no uso extensivo das redes sociais. Os partidos que ocupam cargos executivos e legislativos querem ampliar o espaço, já os que não foram muito bem nas últimas disputas pretendem testar a capacidade de resiliência e partirem renovados para a batalha que levanta tantos interesses. A ideia de se conectar a um grande contingente de eleitores, incluindo vários pontos de contatos, com um tom unificado de mensagens e engajamento é o que se procura no Marketing Político Digital – MPD. O WhatsApp é um aplicativo para celulares e tablets que transmite mensagens com rapidez e eficiência, com um número de usuários que caminha para um bilhão no mundo inteiro, no Brasil a ferramenta está muito difundida e cresce grande rapidez, é esperado sua explosão durante a campanha.
Outras plataformas semelhantes com sistema de mensagens também estão ganhando espaço no país, como o Grinder e o Foursquare, para citar dois dos mais populares. Porém, o WhatsApp ganhou um espaço tão significativo que o Facebook comprou a empresa em fevereiro passado, por 16 bilhões de dólares, sendo 4 em dinheiro e 12 em ações do próprio Facebook. Isso foi feito para atrair os jovens que se distanciam cada vez mais da maior rede social, é um meganegócio. A tendência desses aplicativos móveis ganharem cada vez mais espaço entre os jovens já os tornam estratégicos.
Com essas plataformas os eleitores mandam sugestões com muita agilidade, funcionando como uma pesquisa em tempo real. Por outro lado, elas são excelentes para organizar os seguidores para eventos online e offline, com muita velocidade, a quase custo zero, o que supera o uso do SMS. O WhatsApp é poderoso para tirar qualquer dúvida, o que é extremamente útil, pois numa campanha a contra informação para difamar ou atrapalhar é um fato comum. Outra vantagem desse aplicativo é que suas mensagens são de forma simplificada, com os erros de digitação perdoados, dada a maneira como são escritas, nos mais diversos e adversos ambientes.
Com serviço básico grátis no primeiro ano, a partir do segundo é cobrado uma taxa de cerca de um dólar por ano, o WhatsApp é gratuito para download. Os usuários têm a capacidade de criar grupos, enviar mensagens multimídia e compartilhar novidades e eventos com o outro, mantendo uma conversa direta mais rapidamente do que o PC. Já existem empresas vendendo esse tipo de serviço, por exemplo a http://www.campanhawhatsapp.com.br/. Outra vantagem em relação às outras redes sociais é que não necessário mandar qualquer tipo de convite, basta ter o número do telefone do interlocutor. É a ferramenta mais popular de mensagens instantâneas.